Foto: Divulgação/Portos do Paraná

Portos do Paraná apresenta ações sustentáveis e adere pacto de descarbonização

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Divulgação/Portos do Paraná

A Portos do Paraná participou nesta quarta-feira (6) do seminário “Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Portuário Sustentável Brasileiro e Neerlandês” e assinou o termo de integração na Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos. As duas iniciativas verdes, que ajudam a posicionar a empresa pública nessa trilha sustentável, aconteceram na 28ª edição da Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, no São Paulo Expo.

A participação no primeiro evento aconteceu a convite da Embaixada do Reino dos Países Baixos. O diretor do Meio Ambiente da empresa pública, João Paulo Santana, e o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama, discutiram soluções socioambientais, especialmente referentes à energia limpa, atendimento a comunidades tradicionais e mudanças de processos de gestão com foco em ESG. O encontro faz parte da Parceria para Portos Verdes (Green Ports Partnership), da qual a empresa pública é signatária.

Santana integrou o painel “Desenvolvimento portuário sustentável e logística”. “Foi um momento muito positivo e diverso. A Holanda está buscando zerar as emissões de gases de efeito estufa e é vanguarda em sustentabilidade. Estar com eles, discutindo, interagindo, e mostrando a nossa realidade foi muito importante para nós e para eles também, devido à nossa potencialidade de produção de energia limpa”, explicou.

Também participaram do debate o diretor do Porto de Roterdã, René van der Plas; a superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Cristina Castro Lucas de Souza; e o diretor de Planejamento da Infra S.A., Cristiano Della Giustina.

Na segunda etapa do evento, o secretário-geral participou dos matchmakings organizados pelo governo holandês, que são encontros para aproximar as empresas e as instituições holandesas. “A Portos do Paraná participou de duas conversas: uma com a Associação Holandesa de Fornecedores na Indústria de Óleo&Gás (IRO) e outra com a multinacional holandesa Fugro. Foi o momento de apresentar nossos projetos no cenário sustentável, de energia verde e de desenvolvimento portuário”, afirmou.

Outra ação realizada com foco na Parceria para Portos Verdes durante a Intermodal, foi a recepção da comitiva neerlandesa no estande da Portos do Paraná. Felipe Gama recebeu o presidente do Porto de Rotterdam, Boudewijn Siemons; o vice-prefeito de Rotterdam, Robert Simons; o embaixador dos Países Baixos, André Driessen; os cônsules da Holanda, as autoridades do setor portuário e empresas privadas.

“Esta é a primeira vez que recebemos a comitiva holandesa na Intermodal com foco em desenvolvimento de projetos sustentáveis e, sobretudo, na energia verde e hidrogênio verde. Temos como grande objetivo o desenvolvimento de parcerias e projetos nessa área, trazendo a expertise que os portos holandeses e a Holanda já têm sobre o assunto para o Brasil”, disse Gama.

Aliança

Já a adesão à Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos ocorreu no estande do Porto de Itaqui. Ela é resultado de uma parceria com a Fundaciòn ValenciaPort, instituição espanhola que é referência mundial no setor portuário. O objetivo é a troca de experiências e de informações para acelerar o processo de descarbonização do setor portuário brasileiro.

“É com muita honra e muita responsabilidade que a gente desenvolve esse trabalho, em parceria com todos os signatários, desenvolvendo as melhores práticas ambientais”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná e presidente da ABEPH (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), Luiz Fernando Garcia.

Além dos portos paranaenses, são signatários o Porto do Itaqui, Porto do Açu, Porto Sudeste, Suape, Portos RS, Santos Brasil, CLI (Corredor Logística e Infraestrutura), Consórcio TEGRAM (Terminal de Grãos do Maranhão), Bunker One, ZCarbon Soluções em Descarbonização e PortGreen Consultoria. Entre as apoiadoras do projeto estão a Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, a Associação de Terminais Portuários Privados, a ABEPH e a Associação Brasileira de Terminais Portuários.

Intermodal 

Em 2024, a Intermodal South America reúne mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte. O evento é reconhecido nacional e internacionalmente por apresentar soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta. A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais no evento, que segue até esta quinta-feira.

Por (AEN)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias