Garantia-Safra será pago para mais de 35 mil agricultores em Minas

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Arquivo

Uma boa notícia para os agricultores familiares que registraram grandes perdas nas lavouras na safra 2022/2023, seja por seca ou por excesso de chuvas: O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar autorizou o pagamento do Garantia-Safra aos agricultores que fizeram a adesão ao benefício, que passa a ser de R$ 1.200,00.

Em Minas Gerais, os recursos vão chegar a 35.320 mil agricultores, de 102 municípios, num total de R$ 42,384 milhões. A liberação dos recursos será realizada em parcela única, a partir deste mês de março de 2024, nas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. O pagamento estará disponível nas agências da Caixa, nas casas lotéricas e também pelo aplicativo (APP) Caixa Tem.

A coordenadora do Programa Garantia-Safra na Emater-MG, Eunice Ferreira, destaca a importância do aumento do valor do benefício: “Desde 2013, o valor estava congelado em R$ 850,00. O reajuste vai dar um alívio maior para os agricultores que tiveram perdas na safra passada e já sofrem também com os prejuízos causados pela forte seca de 2023.”

Eunice Ferreira explica que têm direito a receber o Garantia-Safra liberado agora em março os agricultores familiares que aderiram ao programa antes do plantio da safra 2022/2023. Outro requisito é que os municípios tenham aderido ao programa, que conta com recursos dos governos estadual, federal, municipal e dos agricultores. E é necessário também o município ter comprovado perdas superiores a 50% nas lavouras, em função de seca ou excesso hídrico no período.

(Com Agência Minas Gerais)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias