Foto: Portal Sou Agro

“Faísca originada do atrito de pá de metal com o concreto gerou explosão”, diz inquérito sobre explosão em armazém de cooperativa

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Portal Sou Agro

 

A Polícia Civil apresentou nesta segunda-feira (25) o resultado do inquérito , sobre a explosão em silos da C.Vale, na unidade de Palotina. Segundo as investigações, a faísca teria sido originada pelo atrito entre uma pá de metal com o concreto. O pó suspenso no ar atuou como combustível, potencializando os efeitos.

O inquérito foi concluído oito meses depois do acidente, que resultou na morte de dez pessoas e deixou outras dez feridas. Três colaboradores foram indiciados por homicídio culposos e lesão corporal culposa.

A C.Vale se pronunciou por meio de nota. “A Polícia Técnica do Estado do Paraná, em coletiva de imprensa, realizada na cidade de Palotina, revelou, como possível resultado do evento explosão, ocorrido na Unidade Central de Recebimento de Grãos, o empoeiramento dos espaços confinados acionado por faísca gerada por atrito de pá metálica. Também foi divulgado pelo Excelentíssimo Delegado da Polícia Civil da Cidade de Toledo, responsável pelas investigações, a conclusão do Inquérito Policial com o indiciamento de três colaboradores da Cooperativa. Diante desses fatos, a cooperativa C.Vale avaliará o conteúdo do laudo, assim que o receber formalmente, reafirmando, desde já, seu compromisso de colaboração com as investigações dos fatos ligado ao acidente, tendo, ainda, total compromisso com a reparação dos danos emergentes que assim forem reconhecidos. De igual sorte manterá ativa suas políticas de segurança, intensificando as medidas necessárias a averiguar a regularidade estrutural de todas as suas unidades de recebimento de grãos.
Por fim, continuará acompanhando todos os desdobramentos judiciais, em trâmite nas esferas cíveis, trabalhistas e criminais, visando responder às suas responsabilidades”, diz o texto enviado pela cooperativa aos órgãos de imprensa.

De acordo com a Polícia Civil cerca de 50 pessoas foram ouvidas. A explosão aconteceu na tarde do dia 26 de julho, em um túnel de transporte, quando funcionários da cooperativa faziam a manutenção da estrutura.

O inquérito será submetido ao Ministério Público que vai analisar se a denúncia será ou não oferecida ao Poder Judiciário.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias