Foto: arquivo

Agricultura familiar é fortalecida na Região Oeste do Paraná com apoio do Sicoob Credicapital

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Foto: arquivo

A agricultura familiar representa 77% de todos os estabelecimentos agrícolas no Brasil, conforme dados divulgados pelo Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares).

Dentro desses dados, encontra-se Araides Duarte da Luz, que trabalha com a produção de frutas, amendoim, mandioca, hortaliças, para consumo próprio e da família e, conforme o mercado, com feijão e soja, para comercialização.

Araides Duarte da Luz conta que todas as movimentações financeiras são feitas na cooperativa, onde ele enxergou modernidade e qualidade no atendimento.

Há cerca de 6 anos, Araides é cooperado do Sicoob Credicapital em Santa Tereza do Oeste, instituição financeira cooperativa onde ele se sentiu acolhido. Ele conta que visitou a agência logo após a mudança de endereço da agência,
que passou a ser em um espaço maior, e teve contato com Everton Piovesan, atual gerente da agência, e que à época era gerente de relacionamento da carteira agro. “Gostei do atendimento e a instituição estava se modernizando mais rápido do que as demais, com o aplicativo, cartão de crédito mais vantajoso.

Nós construímos uma relação amigável e hoje em dia eu só opero com o Sicoob”. Atualmente, grande parte das movimentações de Araides são através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que além de contribuir para o custeio da safra, contempla seguro da produção, fator que o produtor destaca como muito importante. “Eu já plantei sem seguro em 2021, deu uma seca enorme, tive que renegociar a lavoura.

Então com o seguro, em uma eventual necessidade, você tem a garantia da roça, porque você gasta em hora máquina, combustível, sementes… na frente você quer colher um resultado, pagar a sua despesa e ter a sua renda”.

Além de Araides, a esposa do produtor também é associada à cooperativa, por onde fizeram o financiamento do carro e o seguro da casa. “Para nós é uma alegria muito grande contar com cooperados como o Araides, que confiam em nosso trabalho e enxergam na cooperativa uma instituição financeira essencial para a realização de seus sonhos e projetos”, finaliza Everton Piovesan, gerente da agência.

Sobre o Sicoob Credicapital

São 29 agências nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, espalhadas em 22 municípios. Hoje, a instituição conta com mais de 60 mil cooperados, que possuem acesso a diversos serviços, linhas de crédito, além de contarem com atendimento personalizado e que prima por receber o cooperado de forma presencial, evitando interações apenas com atendimentos automáticos.

Por: Milena Lemes | Assessora de Imprensa e Comunicação Sicoob Credicapital

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas