24ª Expodireto Cotrijal comercializa R$ 7,9 bilhões e bate novo recorde

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução/Expodireto Cotrijal

A 24ª Expodireto Cotrijal foi encerrada com recorde de comercialização. Em cinco dias de feira, foram movimentados R$ 7.922.290,00. O valor é 12,48% superior aos R$ 7,043 bilhões registrados em 2023. O público também superou o do ano anterior. No total, 377.600 pessoas visitaram o Parque de Exposições, crescimento de 17,82% em relação aos 320,5 mil do ano passado.

Os números da feira foram divulgados em uma coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira (8), no Auditório Central. Conforme o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, o resultado final superou todas as expectativas da direção da Cooperativa.

“Em 2025, queremos superar todos os números deste ano. Já estamos pensando na ampliação do parque. Temos a certeza de que juntos vamos fazer uma feira ainda maior e melhor no próximo ano”, relatou Manica.

A próxima edição da feira já tem data confirmada. A 25ª Expodireto Cotrijal será realizada entre os dias 10 e 14 de março de 2025.


Números por setor

Nesta edição da Expodireto, os bancos movimentaram R$ 7,1 bilhões, 13,17% superior aos R$ 6,3 bilhões de 2023.

Os negócios com recursos próprios giraram em torno de R$ 500 milhões, queda de 12,28% em comparação aos R$ 570 milhões de 2023.

O Pavilhão Internacional registrou R$ 226,6 milhões em negócios, crescimento de 97,15% em relação aos R$ 114,9 milhões da edição passada. Conforme Manica, apenas um grupo chinês fechou R$ 120 milhões em negócios na feira com empresários do Tocantins que atuam na cadeia do açúcar.

O Pavilhão da Agricultura Familiar comercializou R$ 3 milhões, elevação de 16,46% em comparação aos R$ 2,5 milhões de 2023.

A feira contou com um total 577 expositores em uma área de 131 hectares.

Feira em ascensão

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, agradeceu a presença dos jornalistas presentes na feira, responsáveis por levar informações da Expodireto para todo o Brasil e para o exterior.

“No primeiro ano da Expodireto tivemos apenas um assessor de imprensa. Hoje, 450 jornalistas cobrem a feira”, avalia Schroeder.

O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, relatou o plano de expandir a Expodireto Cotrijal com a ajuda do Município e do governo do Estado.

“Vamos levar adiante esse projeto, de transformar a Expodireto na maior feira do agronegócio na América Latina. Já somos os melhores em qualidade, organização e vamos ser os maiores. A partir de segunda-feira o nosso compromisso de estar lado a lado com vocês”, disse Santos.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, afirmou que para o governo gaúcho a feira é essencial para o desenvolvimento do agronegócio.

“A Expodireto não somente deve ser medida pelo número de negócios que ocorreram durante a feira, pois muitos ainda vão ser concretizados depois. A Expodireto contribui para o desenvolvimento do agro gaúcho e brasileiro com muita inovação e tecnologia”, disse Polo.

Por (Expodireto Cotrijal)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias