Foto: Freepik
Boletim Climático

Últimos dias de fevereiro serão de chuva e calor no Paraná

Últimos dias de fevereiro serão de chuva e calor no Paraná
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A semana já começou com registro de chuva em boa parte do Paraná. A condição climática é causada pela circulação dos ventos oceânicos que induzem uma maior presença de nebulosidade sobre o estado.

De acordo com o Simepar, na terça-feira, uma área de baixa pressão atmosférica se amplifica entre no norte da Argentina e o Litoral do Rio Grande do Sul e favorece o aumento da instabilidade sobre toda a região Sul do Brasil.

Risco de temporais

No Paraná o sol predomina nas primeiras horas do dia e favorece o rápido aquecimento que contribui para a formação de temporais a partir do sul/sudoeste do Paraná, divisa com Santa Catarina. Previsão de chuvas com bastante raios e potencial para rajadas de vento fortes de forma localizada.

Entre quarta e quinta-feira ainda há previsão de tempo instável por conta da atuação da massa de ar instável. Os temporais com chuva intensa, porém isolada, acompanhado de muitas descargas atmosféricas ocorrem preferencialmente no período da tarde. Na sexta-feira, as taxas que medem a instabilidade da atmosfera diminuem, porém, chuvas de curta duração e isoladas podem ser registradas.

Temperaturas acima do normal

Os últimos dias de fevereiro e os primeiros de março serão de calor no estado. “Desta segunda-feira (26), até o dia 11 de março teremos temperaturas acima da média no Paraná como um todo. Teremos alguns dias com temperaturas mais baixas, com mínimas de 14 a 19ºC, mas ao longo do dia as temperaturas aumentam consideravelmente, e as máximas ficam entre os 30 e 35ºC, principalmente nas regiões norte e oeste do estado. Já no leste as máximas variam entre 28 e 33ºC”, alerta o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho.

Março chega sem chuva

Já em relação ao registro de chuva, a primeira semana de março será bem diferente do tempo instável registrado na última semana de fevereiro. O Simepar alerta que os índices de instabilidade ficam com valores baixos devido à entrada de uma massa de ar mais seca sobre o Paraná. Os registros de chuva serão bastante isolados e o potencial para ocorrência de temporais também serão baixos.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)