Por que o Show Rural é tão impressionante?
Quem não conhece sempre questiona: “Porque o Show Rural reúne tanta gente?”. Porque nasceu como uma ideia inovadora e há 36 edições este propósito se cumpre no evento. O novo é o que faz a diferença.
O Show Rural se tornou a maior vitrine tecnológica do agronegócio da América Latina. A feira nunca deixou de acompanhar o ritmo das novidades para o campo, pelo contrário, sempre sai na frente. O futuro chega primeiro no Show Rural. As empresas se preparam e programam a divulgação de seus lançamentos durante o evento.
O Parque Tecnológico se transformou num grande palco a céu aberto. O Show reuniu neste ano 391.316 visitantes, 600 expositores e alcançou R$ 6,1 bilhões.
Os números foram os maiores da história. “O Show Rural iniciou 1989 com apenas 110 visitantes. Esse é o resultado do planejamento e da união de uma equipe comprometida e que quer o melhor para um evento que dissemina inovações para o campo produzir mais, melhor e com sustentabilidade”, afirma Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.
A cada edição, o interesse aumenta. A feira reúne visitantes de várias faixas etárias, de crianças aos mais experientes. Além de homens, as mulheres se mostram cada vez mais interessadas na visita e olhar atento em cada detalhe.
Da produção à gestão. Da agricultura à pecuária. Do trabalho manual ao gerenciado pela inteligência artificial. Neste ano, houve recorde também de tecnologias apresentadas para as mais diversas áreas da cadeia do agronegócio. “Cento e sessenta empresas de inovação e startups participaram do Show Rural Digital, mostrando o quanto essa conexão da tecnologia com o campo é forte e inseparável”, salienta Dilvo.
A edição de 2025 já tem data para acontecer: 10 a 14 de fevereiro. A missa de abertura será no dia 9 de fevereiro.
PECUÁRIA
Os pecuaristas puderam conhecer o funcionamento de um método revolucionário na pecuária de corte no Brasil. O projeto Lavoura de Carne ganhou grande repercussão.
A pecuária está presente no Show Rural há sete anos e já contribui com o melhoramento genético de planteis de várias regiões. Quinze raças foram apresentadas com mais de 180 animais de argola e mais de 150 para a venda.
POLÍTICA
A feira ganhou credibilidade e por consequência respeito para atuação em defesa das bandeiras do agronegócio. Na 36a edição da feira anúncios importantes foram registrados. Um deles foi o aguardado pronunciamento do Ministério da Agricultura pela suspensão da importação de tilápia do Vietnã. O posicionamento foi confirmado durante a visita do ministro Carlos Fávaro, para alívio do setor produtivo.
Na última edição as questões agrárias também geraram repercussão, sobretudo diante dos conflitos registrados em Guaíra neste início de ano. Os produtores clamaram por segurança no campo e respeito à propriedade. A pauta foi amplamente discutida com o Governo Federal durante o evento.
E acompanhando a tradição o Governo do Estado marcou presença no Show Rural para levar novidades importantes para o agro. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou uma série de financiamentos para fortalecer o setor, apoiando desde os pequenos produtores rurais até as cooperativas, cuja produção movimenta o mercado interno e a exportação paranaense.
Um dos destaques foi a assinatura de contratos do Banco do Agricultor Paranaense e do Programa Trator Solidário. Os pequenos produtores representam 45% da produção bruta do Paraná.
O Secretário de Agricultura e Abastecimento ressaltou na feira o Banco do Agricultor Paranaense, que desde 2021 oferece subvenção econômica para produtores, cooperativas, associações e agroindústrias familiares, disponibilizando financiamentos com juros mais baixos ou até juro zero.
O Estado reafirmou o compromisso com a ampliação da implantação de gás e do biometano no meio rural.