Foto: Reprodução/Sou Agro

Descompactador da Panter melhora armazenamento de água no solo e garante produtividade mesmo com estiagem

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Nos últimos anos o agricultor tem enfrentado os impactos da falta de chuva nas lavouras. A estiagem tem comprometido a produtividade das culturas e os prejuízos se acumulam, a safra de soja que está sendo colhida neste momento é um exemplo disso, no Paraná a quebra já ultrapassa os 15%.

As condições e fenômenos climáticos não estão sob o controle do produtor, mas fazer boas escolhas de sementes e tecnologia na hora do plantio são possibilidades de fazer apostas mais certeiras e buscar amenizar a incerteza de esperar que a chuva chegue na hora certa.

Uma das alternativas é preparar o solo de maneira que ele possa preservar a umidade para que a planta não sofra nos períodos de seca, uma das formas é descompactar. Operação que deve ser realizada com técnica e equipamentos que garantem a precisão e preservação das camadas para evitar prejuízos em relação a composição do solo. “O descompactador Terramax da Panter segue um conceito norte-americano, ele apresenta uma única fileira de hastes alinhadas, que garante a descompactação do solo sem remover a camada superficial da palhada, ou seja, preserva a palhada praticamente intacta, o que é essencial para o plantio direto”, explica o Representante Comercial da Panter, Alexandre Luiz Cordova.

Outra característica importante do equipamento e que deve ser observada pelo produtor é o posicionamento das hastes de forma a evitar que as camadas do solo sejam misturadas. “As hates do nosso descompactador estão posicionadas na vertical, equipadas com uma faca de corte que protege a haste de desgaste e uma ponteira para romper a camada inferior do solo entre as hastes. É importante ressaltar que ele não traz o solo da camada inferior para a camada superior, apenas rompe a primeira.

Resultados comprovados

A utilização da descompactadora na lavoura tem apresentado resultados significativos em termos de preservação de umidade e produtividade da safra. “Em lavouras onde o equipamento tem sido utilizado temos registrado aumento na produtividade. Isso principalmente porque com esse rompimento da camada superior do solo a água consegue penetrar da superfície para as camadas mais profundas do solo, o que garante o armazenamento de água nos períodos de seca, assim a planta continua tendo a raiz em contato com a umidade e a produção não apresenta perda”, garante.

Resistência e praticidade

A tecnologia empregada no equipamento evita que o produtor precise atuar manualmente durante o processo de descompactação. “As hastes da Terramax são importadas e fabricadas em aço de alta resistência ao esforço e desgaste. É único tipo disponível no mercado com sistema pantográfico, que é capaz de copiar o solo independente da inclinação do chassis. Além disso, cada haste possui duas molas que exercem 4.000 kg de pressão, capazes de desarmar e rearmar a haste automaticamente sem a necessidade de parar o implemento, erguer ou dar marcha ré. O equipamento tem quatro modelos, com variação de tamanho, mas mantendo o mesmo conceito: bronze, ouro, supremo e extremo. Auxiliamos o produtor a escolher o que melhor atende às necessidades dele”, completa

Panter

A Panter é uma indústria de implementos agrícolas do sudoeste do Paraná. Ela desenvolve e fabrica as máquinas e implementos, com foco especialmente em pulverização, preparo de solo, distribuição de sólidos e acessórios, buscando constantemente qualidade e inovação.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas