Processos de conversão devem ocorrer com técnicas e práticas que favorecem a sustentabilidade, como sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta FOTO: Foto: Gabriel Faria
AGRONEGÓCIO

Aprosoja leva sustentabilidade da agricultura para evento em Miami

Processos de conversão devem ocorrer com técnicas e práticas que favorecem a sustentabilidade, como sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta FOTO: Foto: Gabriel Faria
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) participou da 26ª Conferência Interamericana de Prefeitos e Autoridades Locais, em Miami, nos Estados Unidos, para levar as informações sobre a sustentabilidade da agricultura mato-grossense. No evento, a entidade foi representada pelo diretor-executivo, Wellington Andrade.

O vice-presidente Norte da Aprosoja-MT e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, também esteve presente.

O diretor-executivo participou de um painel sobre investimentos sustentáveis, onde apresentou dados da agricultura do estado, como o uso de apenas 13% do território para a produção e a preservação de mais de 60% com vegetação nativa. Além disso, de toda a vegetação nativa preservada no estado, cerca de 35% estão dentro das propriedades rurais.

Ademais, Wellington pontuou que, na safra 2022/23, se MT fosse um país, seria o terceiro maior produtor de soja do mundo, atrás apenas do Brasil e EUA. O diretor-executivo lembrou que na última safra, os agricultores de Mato Grosso colheram mais de 45 milhões de toneladas de soja e 52 milhões de toneladas de milho.

“Isso significa 25% de toda a produção brasileira e 10% da produção mundial de soja. Já em relação ao milho, representa 37% de toda a produção brasileira e 3,5% de toda produção mundial”, destacou. Wellington também apresentou os resultados dos programas Guardião das Águas e Soja Legal para a plateia.

“No Soja Legal, nós orientamos os produtores para que cumpra a legislação. Nós temos 209 critérios que os produtores precisam estar em conformidade para cumprir a legislação. E temos outro programa voltado à sustentabilidade, que se chama Guardião das Águas, onde apoiamos os produtores para preservar as nascentes dentro das fazendas”, completou.

O programa Guardião das Águas, destacou Wellington, monitora e classifica mais de 100 mil nascentes, das quais mais de 95% estão preservadas. As nascentes monitoradas estão presentes em 57 municípios de Mato Grosso.

Além de Wellington Andrade e Islon Redivo, também participaram o senador Wellington Fagundes, a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop, Laurimar Vendrusculo e representantes da União das Entidades de Sinop (Unesin), que organiza o intercâmbio cultural, visando estimular as relações comerciais com Miami.

O que é a Conferência Interamericana de Prefeitos e Autoridades Locais?

A Conferência é um evento que reúne formuladores de políticas públicas e profissionais de cidades de toda a América Latina e do Caribe para discutir as melhores práticas para cooperação sobre mobilidade urbana, ecoturismo e em como fazer negócios no Condado de Miami. O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro.

(Por Aprosoja)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)