Foto: João Francisco da Silva Gomes, extensionista da Emater/RS-Ascar

Produção de pepino é alternativa utilizada por agricultores no RS

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: João Francisco da Silva Gomes, extensionista da Emater/RS-Ascar

Considerada uma cultura de ótimo retorno financeiro por área e pela mão-de-obra utilizada, a produção de pepino no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul vem ganhando espaço e atraindo agricultores para o cultivo desta cultura. Nesta safra, 22 famílias investiram nesse cultivo como fonte de renda. Juntas, somam 4,8 hectares (ha) cultivados com pepino para conserva na safra e na safrinha, resultando em uma produção de 120 toneladas, comercializada para agroindústrias da região.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar, João Francisco da Silva Gomes, explica que a cultura do pepino se caracteriza por ciclo curto (em torno de 90 dias do plantio ao fim da colheita), permitindo fazer dois plantios no ano, em épocas propícias. “Dessa forma, o produtor fica livre no final de ano para descanso de férias, já que a grande maioria das famílias possui estudantes que estarão de férias neste período”, comenta.

Por permitir dois ciclos de cultivo em uma mesma área, a cultura se torna uma boa alternativa de renda. “O pepino é uma cultura que não precisa de grandes áreas para ter um bom rendimento, sendo uma boa alternativa de diversificação para as pequenas propriedades rurais, com alto rendimento por área, especialmente se comparando área de cultivo protegido com área a céu aberto”, comenta.

O plantio da safra de pepino tem início em agosto, com produção de pepino para conserva nos meses de outubro e novembro, até o início de dezembro. “O segundo plantio, ou safrinha, acontece nos primeiros dias de janeiro e inicia-se a colheita em março, indo até maio, dependendo do início do frio”, comenta o extensionista.

Para a produção, as famílias contam com a orientação técnica da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Entre as orientações recebidas constam a época de plantio, manejos de solo, adubação e controle de doenças e pragas, visando uma produção de melhor qualidade. “No geral a produção deste ano apresenta boa qualidade. Essa é uma cultura que pode ser cultivada em ambientes abertos ou fechados, como em estufas. Trabalhamos para mostrar às famílias assistidas que técnicas como o cultivo protegido podem melhorar ainda mais a qualidade do produto, como também aumentar a produtividade, além de proteger das intempéries climáticas, como raios solares, calor excessivo e das chuvas”, observa o extensionista.

O agricultor Reinaldo Carlos de Souza Linhares reside com a família na localidade de Linha Passo da Areia. Na propriedade da família são cultivados três mil pés de pepino. “Com essa produção, realizando os manejos de forma adequada, o que gera um bom sustento para a família”, avalia.

(Com Emater/RS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas