Agricultores alemães protestam contra cortes de subsídios ao diesel
Na Alemanha a semana começou marcada por uma onda de protestos. Agricultores alemães realizam manifestações contra cortes de subsídios pelo governo federal. Nesta Segunda-feira (8), comboios de tratores e caminhões bloquearam estradas em quase todos os 16 estados. Em alguns pontos os bloqueios causaram congestionamentos de vários quilômetros.
Os protestos foram convocados pela Associação Alemã de Agricultores (DBV), a maior agregação agrícola do país e que representa cerca de 90% dos agricultores.
- Comissão de Aves e Suínos da CNA debate ações importantes para 2024
- Safra brasileira de cana-de-açúcar deve ter crescimento superior a 10%
De acordo com a Associação as manifestações são uma resposta a decisão do governo alemão de eliminar de forma gradual um subsídio que reduz impostos sobre o diesel agrícola. A medida foi criada em 2020 com o objetivo de auxiliar os agricultores a lidar com a alta dos custos de produção.
Os produtores afirmam que a medida é um abandono ao setor e que os cortes vão prejudicar a renda e tornar a atividade agrícola insustentável.
Esta é a segunda onda de manifestações contra os cortes, em dezembro mais de 1.500 tratores participaram de um protesto em frente ao Portão de Brandemburgo, em Berlim.
O que diz o governo alemão
O Governo afirma que já concedeu algumas concessões aos agricultores, mas que eles dizem não ser suficientes.
O Ministério do Interior alemão também emitiu um alerta de segurança, afirmando que extremistas de direita podem tentar se infiltrar nos protestos para promover sua agenda.