Foto: Assessoria Governo de Goiás

Goiás bate recorde histórico no abate de bovinos no 3º trimestre de 2023

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Assessoria Governo de Goiás

Goiás celebra um marco significativo no setor agropecuário ao atingir um recorde histórico no abate de bovinos no 3º trimestre de um ano, segundo dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, publicado nesta quinta-feira (7/12), revelou que, no terceiro trimestre de 2023, 956.921 mil cabeças de bovinos foram abatidas no estado, marcando um aumento de 4,7% em relação ao trimestre anterior e de expressivos 11,4% em relação ao mesmo período de 2022. Esse número representa o pico da série histórica, iniciada em 1997.

Superintendente de Produção Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Patrícia Honorato comenta que os números são bastante positivos para o Estado de Goiás. “Esses indicadores reforçam o comprometimento dos pecuaristas goianos, evidenciando um panorama de competitividade e destacando o estado como um ambiente atrativo, especialmente no contexto do agronegócio robusto que caracteriza Goiás”, destaca.

No cenário nacional, o abate de bovinos também cresceu: foi registrado aumento de 12,2% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 8,93 milhões de cabeças, também o maior número registrado para o Brasil desde o início da série histórica.

Além do destaque no abate de bovinos, Goiás também registrou crescimento no abate de suínos. No segundo trimestre de 2023, 508,4 mil cabeças foram abatidas, representando um aumento de 6,4% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao terceiro trimestre de 2022, o crescimento foi mais moderado, atingindo 0,3%.

Sobre a pesquisa 

A Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE fornece informações sobre o total de cabeças abatidas e o peso total das carcaças para as espécies de bovinos (bois, vacas, novilhos e novilhas), suínos e frangos, tendo como unidade de coleta o estabelecimento que efetua o abate sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal.

(Com Comunicação Seapa – Governo de Goiás)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias