Foto: Faep

Guias lançados pelo IAT orientam população a como se relacionar melhor com a natureza

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Faep

O Instituto Água e Terra (IAT) lançou nesta quinta-feira (23), durante encontro estadual do órgão ambiental em Foz do Iguaçu, na região Oeste, dois guias informativos para orientar a população sobre como desenvolver um bom relacionamento com a natureza. O Guia para a gestão de espécies invasoras exóticas invasoras por prefeituras municipais do Estado do Paraná e Unidades de conservação estaduais e aves para observar no Paraná já estão disponíveis de forma digital no site do IAT.

O primeiro guia foi produzido por meio de uma parceria entre o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, com sede em Florianópolis (SC), e a gerência de Biodiversidade do IAT e contém uma série de orientações destinadas às prefeituras do Paraná para lidar com espécies de fauna e flora exóticas invasoras que podem impactar os ecossistemas locais de forma negativa. As informações vão desde conceitos fundamentais da categoria e fundamentos legais, até exemplos das principais espécies deste tipo no Estado.

De acordo com o Programa do Estado do Paraná para Espécies Exóticas Invasoras, elaborado pelo IAT, para uma planta ser considerada desta categoria invasora precisa se criar e se adaptar fora da sua área de distribuição natural e, sem a intervenção humana, ter a capacidade de sobreviver e proliferar, avançando sobre espécies locais e ameaçando habitats naturais.

Essa invasão biológica é considerada a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo – a primeira em ilhas e Unidades de Conservação (UCs). “Queremos divulgar e chamar a população para nos ajudar nesse combate”, afirma a gerente de Biodiversidade do IAT, Patrícia Accioly Calderari da Rosa.

Já o segundo material está ligado ao projeto Parques Paraná, coordenado pelo IAT, que promove ações de turismo sustentável nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado. O e-book é destinado para os entusiastas da observação de pássaros, reunindo informações de algumas aves nativas para incentivar a prática. O Paraná possui uma população de aves bastante diversificada, com 766 espécies, das quais 16,45% são ameaçadas de extinção. Assim, o catálogo também busca proporcionar um registro detalhado desses animais para motivar a preservação ambiental.

Para a gerente de Biodiversidade, os novos materiais são fortes aliados para a promoção da conservação ambiental. “Elaborar materiais técnicos e práticos como esses e-books são uma forma de informar o público sobre a importância da preservação do meio ambiente, assim também sensibilizando o público para que eles também possam contribuir para a proteção da natureza”, disse.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas