Boletim Climático

De onde vem a fumaça que se vê no horizonte de Cascavel?

A fumaça que está no céu de Cascavel desde quinta-feira chamou a atenção dos moradores. Quem andou pela cidade registrou o cenário. Além da fumaça, o tempo está mais seco e parece ter um cheiro de queimado.

Pois é, mas não é à toa. As queimadas registradas em outras regiões do país refletiram por aqui, conforme explica o meteorologista Rafael Maia.

“Estamos com queimadas na Amazônia desde metade deste ano. E isso vem se estendendo. A região passa por uma seca muito grave, não tem chovido quase nada. Tudo isso reflete aqui”, explica.

A situação toda se agravou com as queimadas no Pantanal. “É muito próximo, o que ajuda trazer grande quantidade de fumaça para Cascavel. Também estamos enfrentando uma onda de calor, influenciada pelo fenômeno El Niño, o que piora todo esse cenário”, lamenta.

Incêndio no Pantanal

Os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência em razão de incêndios na região norte do Pantanal. As medidas viabilizam a participação do governo federal em áreas estaduais por meio da Defesa Civil, além da transferência de recursos para as ações de combate aos incêndios florestais e municípios atingidos pelo desastre. 

Até esse mês de novembro, os número de área queimada são 200% maiores que o registrado em todo ano de 2022. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que as queimadas nas cidades de Corumbá (74,8%), Aquidauana (12,8%) e Porto Murtinho (10%), correspondem a 97,6% dos focos de calor no Pantanal.

Tatiane Bertolino

Recent Posts

Cortes no seguro rural eleva tensão entre governo e agro

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) elevou o tom contra o governo federal nesta semana…

junho 20, 2026

Exportação de farelo de soja cresce e ameaça hegemonia da Argentina

O Brasil está se aproximando rapidamente da Argentina nas exportações de farelo de soja, ameaçando…

junho 20, 2026

Atualização de rebanhos chega a 67%; prazo encerra em 30 de junho

A campanha de atualização de rebanhos está na reta final. Há apenas 11 dias da…

junho 20, 2026

Som de “boi” e apetite voraz: rã invasora se espalha e vira problema ambiental

O som que ecoa em algumas áreas de Florianópolis à noite lembra o mugido de…

junho 20, 2026

Estado é líder em Regularização Ambiental Rural

Atualização do Painel da Regularização Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima,…

junho 20, 2026

Câmara aprova MP do frete mínimo

O transporte rodoviário de cargas responde por cerca de 70% de toda a movimentação de…

junho 19, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais