Foto: Assessoria Prefeitura de Toledo

Toledo é o primeiro município paranaense a contar com o Conseg Rural

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Assessoria Prefeitura de Toledo

Toledo sai na frente. O município é o primeiro do Paraná a implantar o Conselho Comunitário de Segurança Rural (Conseg Rural). O principal objetivo é fortalecer o relacionamento entre a comunidade rural e as forças de segurança. Autoridades ligadas ao setor produtivo, integrantes do Conselho, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a comunidade estiveram presentes no ato. 

Tendo no rol de atribuições a promoção da segurança e a colaboração na prevenção e combate à criminalidade, tornando o território mais seguro e acolhedor, as discussões sobre a instalação do Conseg Rural iniciou-se em 2016 e 2017, porém não avançaram.

Apesar da retomada dos trabalhos em 2019, a pandemia de Covid-19 fez com que as tratativas fossem novamente interrompidas. “Agora temos essa organização concluída e instalada. Nosso trabalho será apresentar nossas necessidades e auxiliar no planejamento de ações a partir do olhar da comunidade”, explicou o presidente do Conseg Rural, Wellington Trajano Donadel. 

 O subcomandante do 19º BPM, Major Divonsir de Oliveira Santos frisou a eficiência no combate à criminalidade. “Toledo se destaca em apreensões e combate ao crime. Agora é o primeiro município a contar com um Conselho de Segurança Rural. Nós fazemos a diferença. Estamos em uma zona de fronteira, sabemos das dificuldades, mas também sabemos o quão boa é a sensação quando vocês, que residem no campo, observam um viatura circulando no interior”. 

“Se depender das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal, vocês vão residir no município mais seguro do Paraná. Fico feliz em ver a sociedade se organizando e preciso parabenizar a administração municipal pelo Toledo é + Seguro!”, completou o delegado chefe da 20ª Subdivisão Policial, Alexandre Macorin.  O representante da Polícia Civil disse ainda que existe um excelente relacionamento entre as forças de segurança e reforçou os investimentos do município em estruturas, videomonitoramento e demais ações previstas no programa. “Se utilizem dessas ferramentas, instalem câmeras nas suas propriedades e compartilhem com a GM essas imagens”, pediu. 

Presente no evento, o coordenador estadual dos Conselhos de Segurança no Paraná, Coronel Chehade Elias Geha, enalteceu o envolvimento da comunidade e o pioneirismo de Toledo. “É preciso atuar preventivamente e para isso precisamos do apoio da comunidade. Precisamos da mobilização, pois a segurança pública precisa ser vista de forma horizontal. Ruas bem iluminadas geram segurança, sociedade participativa e outros fatores também”. Chehade ainda pediu ao prefeito e vereadores que sempre busquem dar condições para a atuação das forças de segurança. “Continuem. Vimos que aqui já existe uma situação bastante desfavorável para a criminalidade”, comentou.  

Diante dos relatos, o prefeito Beto Lunitti salientou os avanços com a implantação do Toledo é + Seguro!, programa “guarda-chuva” de diversas ações em prol da segurança. “Trabalhamos para uma política pública eficiente de segurança pública, que passa por oferecer serviços de educação, saúde, esportes, lazer, cultura e outras expressões de cuidado para com o ser humano. Quando tudo isso ainda não é o suficiente para promover uma cultura de paz, é preciso estar integrado às forças de segurança estaduais e nacionais para coibirmos a criminalidade em nosso território”. Para isso, o governo municipal tem investido na qualificação e armamento da Guarda Municipal, adquirido equipamentos e fortalecido a relação entre as forças de segurança e a sociedade.

(Com Assessoria Prefeitura de Toledo)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias