Foto: Agência de Comunicação Governo SC

Terceiro estado do Sul atingido por tempestades, SC já tem 28 municípios em situação de emergência

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Agência de Comunicação Governo SC

Santa Catarina tem, até o momento, 71 municípios com ocorrências em virtude das condições
meteorológicas desta semana. As cidades são afetadas por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do Estado. Equipes do Governo do Estado atuam desde o começo da semana no auxílio à população e no monitoramento da situação. O indicativo é de altos volumes de chuva para Santa Catarina nos próximos dias. Uma pessoa morreu após tentar atravessar uma plantação de arroz alagada.

Ainda de acordo com os dados, subiu para 28 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência. São eles: Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.

O governador Jorginho Mello concedeu uma entrevista coletiva no começo da noite desta sexta-feira, 6, na sede da Defesa Civil estadual. Ele falou sobre a projeção climática para os próximos dias e o que foi tratado na reunião conjunta com as secretarias e órgãos do estado envolvidos no trabalho de minimizar os possíveis estragos das chuvas. A partir desta sexta se junta ao grupo também o Exército Brasileiro que deve participar das ações quando for necessário.

A reunião foi aberta pelo governador e não foi encerrada formalmente, isso porque todos os envolvidos vão permanecer em atenção para qualquer eventualidade. Isso faz parte da estratégia de antecipar os fatos e possíveis problemas. “Já mandamos um helicóptero pra Rio do Sul e Criciúma, porque daqui a pouco não se chega lá porque vai fechar o tempo. Entendi que nesse momento é muito melhor eu ficar aqui pra que a gente faça esse comando em parceira com todos os órgãos”, explicou Jorginho Mello.
A previsão mantém a indicação de fortes chuvas em praticamente todo o estado, especialmente no Alto Vale do Itajaí, em cidades como Blumenau e Rio do Sul e vizinhança. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil já está articulando com as defesas civis municipais o envio de alimentos, colchões, cobertores entre outros itens.
A Secretaria da Saúde também está de prontidão para o envio de medicamentos em caso de necessidade e a Secretaria da Infraestrutura segue a postos para desobstruir estradas que venham a ser atingidas por deslizamentos.

Canoinhas

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando, falou sobre o temporal que atingiu a cidade de Canoinhas na ultima quarta-feira, 5, e que se cogitou ser uma microexplosão ou tornado. Os técnicos da pasta analisaram o fato e descartaram as duas possibilidades. “Não caracterizamos numa situação de microexplosão”, esclareceu o secretário.

Governo SC
Foto: Agência de Comunicação SC

Coronel Armando também falou sobre o panorama para os próximos dias. “Mais de 150 mm de chuva em poucas horas. Às vezes isso é o que chove em meio mês. O problema é que essa chuva se concentra num mesmo local. Somando-se sempre as outras que já vieram. O nosso solo não está absorvendo toda essa água. Então a quantidade é maior, o nível dos rios já está mais alto, a terra está mais frágil pode haver deslizamento nesse momento então a gente tem que estar atento a essa situação”

(Com Assessoria Governo de SC)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas