Foto: Pixabay

Semana com mais chuva e alerta de tempestades para o Sul do Brasil

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

Domingo de muita chuva no Paraná. Vários sistemas meteorológicos contribuíram para o desenvolvimento de instabilidades no estado, que atuaram a qualquer momento do dia. Destaque inclusive fica por conta do volume de precipitação, que superou os 60 mm em vários setores. Temperaturas, em média, não se elevaram muito.

PARANÁ

Assim como Santa Catarina, o Paraná também é afetado pelas chuvas. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil continua acompanhando e orientando os municípios. O Centro Estadual de Gestão de Risco de Desastres (Cegerd) está auxiliando na elaboração da documentação para o decreto de emergência, além de enviar alertas à população pelo SMS 40199.

O órgão também está distribuindo telhas, colchões e outros produtos aos municípios mais afetados. Já foram enviadas 18.100 telhas, 650 kits dormitórios,710 colchões, 584 kits higiene e 484 cestas básicas às cidades de Paula Freitas, Mangueirinha, São Jorge do Oeste e Paula Frontin.

Segundo o relatório de ocorrências atualizado às 10h deste domingo, 35 municípios foram atingidos pelos temporais desde a terça-feira, que afetaram 8.260 pessoas. No momento, 136 pessoas estão desalojadas e 63 desabrigadas. Três pessoas ficaram feridas e 1.878 casas foram danificadas.

As condições do tempo monitoradas pelo Simepar mostram que ao longo da madruga e neste início de manhã, foram registradas pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos moderados a fortes, atingindo principalmente as regiões noroeste e norte do estado. Nas demais regiões, pancadas de chuvas isoladas com alguns raios. O acumulado de chuva chegou a ultrapassar os 60 milímetros em Curitiba e Palmas e passou de 80 milímetros em Jaguariaíva.

Previsão para a semana

Após vários dias com tempo chuvoso em todas as regiões paranaenses, a madrugada desta segunda-feira será de tempo seco sobre as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná. Nas demais regiões paranaenses ainda pode chover fraco, principalmente no Leste.

Restante da semana

De quarta-feira em diante, volta a chover em praticamente todo o Sul do Brasil. Nas regiões oeste, norte e noroeste a intensidade da chuva deve ser menor. Nas áreas mais ao sul, sudoeste e leste do Paraná a intensidade deve ser alta e podem ocorrer novos alagamentos e inundações.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas