Previsão é de chuva no Sul e estiagem no Norte do Paraná
Os próximos 15 dias prometem ser de muita chuva na metade Sul do Paraná e parte de Santa Catarina. Enquanto isso, cidades do Norte, como Londrina e Maringá, vão enfrentar dias de estiagem. No Sudoeste e no Sul do Estado, os produtores frearam as atividades no campo. O plantio precisou ser paralisado, cabendo ao produtor calcular os curtos de trégua para arriscar o avanço.
Da mesma forma ficam comprometidas adubação e tratamento do que já está no solo. Segundo Ronaldo Coutinho, a bacia do Rio Iguaçu, que já enfrenta problemas, tende a atravessar por mais um período de transtornos em razão dos grandes volumes acumulados que ainda estão previstos. A expectativa é para dias críticos entre os dias 21 a 30 de outubro.
- “A gente tinha a faca e o queijo na mão e não sabia cortar”, conta família de produtores que mudou o rumo na propriedade
- Com o El Niño na área, cuidado com sementes faz toda diferença
CALORÃO NO MATO GROSSO
Já no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, segundo o Climatempo, passará por uma onda de calor, que deve acontecer entre amanhã (17) até a terça-feira, 24.
O calor segue intenso no oeste e norte de Mato Grosso do Sul, região de Três Lagoas, Triângulo e noroeste de Minas, Unaí, Paracatu e Januário – Distrito Federal e Cuiabá, no estado de Mato Grosso, onde os termômetros podem marcar 43 °C nesta nova onda de calor.
SÃO PAULO
A partir desta terça-feira (17), a passagem de uma frente fria volta a provocar mudanças no estado de São Paulo. O amanhecer na capital, ainda será abafado, mas, a chuva já pode começar entre o meio e final da manhã, intercalando períodos de melhora – o sol ainda consegue aparecer por várias vezes e com o vento atuando de norte, as temperaturas se elevam, com máxima que pode chegar aos 29 °C na cidade de SP. O risco de temporais aumenta durante à tarde e à noite de terça.
Para assistir ao video completo com a previsão do tempo, clique aqui
(Com Climatempo)