TECNOLOGIA
Jornada Científica define programação com foco na inteligência artificial
A programação da nona edição da Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, que ocorre de 8 a 10 de novembro deste ano, em Teresina, já está definida. Serão três palestras e duas mesas redondas, além das apresentações dos 62 trabalhos (15 sobre produção animal e 47 focando a produção vegetal) inscritos por estudantes. Em 2022, 45 estudantes apresentaram 55 trabalhos. As inscrições para o evento continuam abertas no endereço eletrônico https://www.embrapa.br/meio-norte/jornada23.
Megatendências da agropecuária é o tema da palestra de abertura, no dia oito, quarta-feira, a partir das 10 horas, com a pesquisadora Ana Margarida Euler, da Embrapa Sede.À tarde, a partir das 14 horas, da quarta-feira, começam as apresentações dos trabalhos de estudantes bolsistas e estagiários.
- Tempestades com granizo deixam rastro de destruição no Sul do Brasil
- “Vendaval com característica de tornado”, classifica Prefeitura de Cascavel sobre destruição na cidade
No dia 9, a Jornada Científica prossegue a partir das 8:45 horas, com a mesa redonda Inteligência Artificial e Ética na Pesquisa Científica, com os professores Renan Moritz Varnier Rodrigues Almeida e Frederico Caetano Jandre de Assis Tavares, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Inteligência de dados
Em seguida, é a palestra Aplicações da bioinformática no setor agropecuário, com a pesquisadora Poliana Fernanda Giachetto, Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP). À tarde, sempre às 14 horas, recomeçam as apresentações de trabalhos.
Na sexta-feira 10, último dia do evento, está prevista a mesa redonda Pesquisa básica e aplicada: inovação e empreendedorismo na agropecuária, começando 08:45 horas, com o professor Marcelo Oliveira Rodrigues, da Universidade de Brasília (UnB); e o pesquisador Flávio de Oliveira Francisco, do Petbiomas e GenoBiomas Biotecnologia.
Logo depois,o pesquisador Ednaldo Ferreira, da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP), fará a palestra Inteligência de dados potencializando a agropecuária. A Jornada Científica encerra com a divulgação dos vencedores.
Com Embrapa