Fotos: Manoel Teixeira/Secom

Tempestades com granizo deixam rastro de destruição no Sul do Brasil

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Fotos: Manoel Teixeira/Secom

As últimas horas foram marcadas por um temporal acompanhado de granizo que atingiu várias cidades do Sul do Brasil. A madrugada foi de tempo instável com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos moderados a fortes nas regiões da metade sul do Paraná, principalmente próximo à divisa com Santa Catarina. Essa chuvarada toda é causada pela chegada de uma frente fria, segundo o Simepar.

Em Cascavel, no Oeste do Paraná, árvores caíram, casas foram destelhadas e ruas ficaram totalmente alagadas por conta da chuva forte. Várias regiões da cidade estão sem energia elétrica, mas ainda não há dados de quantas unidades foram afetadas.

De acordo com a Defesa Civil, que está nas ruas atendendo a população, o vento intenso iniciou na região do bairro Santa Cruz e por onde passou causou uma série de danos. Os bairros Parque São Paulo e Maria Luiza também foram atingidos. Árvores e postes caíram em várias regiões da cidade, inclusive no Exército Brasileiro. Dezenas de casas foram destelhadas.  Por conta do temporal, o telefone 199 da Defesa Civil está inoperante. O Corpo de Bombeiros também informou que o 193 não está funcionando. A corporação disponibilizou como contato alternativo o WhatsApp 3220-0005 e os telefones 3324-7984, 3227-4967 e 3324-8574.

Márcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, uma base de apoio foi montada no quartel do Corpo de Bombeiros na Rua General Osório. A Defesa Civil está com uma base na sua sede, na Rua Martinha Afonso de Souza: “Nós já estamos com equipe nas ruas atendendo muita gente. A população que pode vir na Defesa Civil retirar lonas. A orientação de segurança no momento é tomar muito cuidado com os fios que caíram, com os postes que caíram”, destaca o coordenador.

Muitas casas estão sem energia elétrica e há fios soltos nas ruas. “É preciso tomar cuidado com a parte elétrica, estamos tentando o contato com a Copel e orientamos a população também a fazer esse contato com a companhia de energia elétrica e, se possível, não sair de casa”, diz Ribeiro.

Barrações inteiros foram ao chão no bairro Maria Luiza em Cascavel – Foto: Manoel Teixeira/Secom
Foto: Manoel Teixeira/Secom
Foto: Manoel Teixeira/Secom

 

Temporal em Cascavel – Fotos: reprodução redes sociais

Temporal em Cascavel
Temporal em Cascavel – Foto: Murilo Cardoso
granizo
Foto: Murilo Cardoso
Em São Jorge D’ Oeste, teve granizo. Telhados de residências, veículos e plantações foram afetados. Pedras de gelo enormes se formaram durante as últimas horas e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Além das áreas urbanas, as comunidades rurais como Barra Funda, Linha Carmo, Linha Agostini e Fazenda Velha também foram atingidas. A defesa Civil trabalha para prestar assistência aos afetados.
   granizo
Chuva em São Jorge D’Oeste – Fotos: Sudoeste Agora Notícias
Na cidade de Vitorino, o vento danificou a cobertura de um posto de combustível que fica ás margens da PRC 158.
granizo
Foto: reprodução Sudoeste Agora Notícias
Velocidade das rajadas de vento no Paraná – Foto: Simepar

RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do Sul foi novamente castigado pela chuva forte acompanhada de granizo. A cidade de São Nicolau que fica no Noroeste do estado foi a mais afetada, com aproximadamente 600 casas com telhados danificados.

Segundo a prefeitura foram duas tempestades de granizo de muita força, que atingiram intensamente o município, deixando mais de 50% das casas com os telhados das destruídos. O estrago ainda continua nos interiores do município. O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar e a Administração Municipal estão trabalhando para distribuir lonas que estão em falta nas lojas local e estão vindo de outras cidades.

Fotos: Reprodução rede social

PREVISÃO DO TEMPO

Nesta quarta-feira, o tempo continua bastante instável no Sul do País, em virtude desse deslocamento de uma frente fria. No Paraná, a partir das regiões oeste e sudoeste, já são esperadas algumas chuvas e trovoadas na madrugada.  Ao longo do dia a instabilidade se espalha pelo Estado, com risco elevado para temporais. Temperaturas seguem elevadas, com condição de abafamento, principalmente nos setores mais ao norte.

granizo
Acumulado de chuva previsto até fim de semana – Foto: Simepar

 

 

Em caso de perigo a orientação é se abrigar em local seguro e acionar a Defesa Civil pelo 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas