fOTOS: Schaiane Sacramento

Escola de Farroupilha recebe biodigestor e adota biogás como fonte de energia

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
fOTOS: Schaiane Sacramento

 

A Escola Municipal João Grendene, de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, vai adotar o biogás como fonte de energia. Isso porque a unidade recebeu um biodigestor que ficará alocado na escola.
A instalação tem o objetivo de revolucionar a forma como a escola lida com seus resíduos orgânicos e ao mesmo tempo promover a conscientização ambiental e práticas saudáveis entre alunos, professores e a comunidade escolar.
Para o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Nestor José Zanonato, o biodigestor vem para fomentar a conscientização sobre a importância da reciclagem.


“Este projeto do biodigestor é de suma importância pois ele retira resíduos orgânicos que iriam para o aterro sanitários transformando-o em gás de cozinha de excelente qualidade, que a escola poderá utilizar. E além disso, biofertilizante que vai gerar para a horta comunitária da escola, auxilia no crescimento das plantas. Estamos mostrando que sim é possível transformar resíduos em outros materiais por meios e usos mais sustentáveis”, destacou.

O que são biodigestores

Os biodigestores são equipamentos que desempenham um papel crucial na gestão de resíduos orgânicos. Eles têm a capacidade de transformar dejetos de animais e restos de alimentos em dois produtos: biogás e adubo orgânico líquido. Esse processo não apenas reduz o desperdício de recursos, mas também ajuda a mitigar os impactos negativos no meio ambiente.


O biogás, gerado pelo biodigestor, é uma fonte de energia limpa e renovável. Ele pode ser usado de diversas maneiras práticas, incluindo a substituição do gás de cozinha tradicional, o aquecimento de ambientes e até mesmo a geração de eletricidade. Ao adotar o biogás como fonte de energia, a escola não só economiza recursos financeiros, mas também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a preservar o meio ambiente.
Além do biogás, o biodigestor produz adubo orgânico líquido, também conhecido como biofertilizante, que é utilizado na agricultura e a jardinagem. Pode ser utilizado para melhorar a qualidade do solo, promovendo o crescimento saudável das plantas e contribuindo para a produção de alimentos mais sustentáveis e saudáveis.

(Com Schaiane Sacramento)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas