Começou o dilúvio! Acumulado de chuva pode superar 500 milímetros
As previsões dos institutos de meteorologia formam consenso. O Paraná vai atravessar um longo e problemático período de chuvas. O “dilúvio” começou na quinta-feira (27), primeiro com chuvas localizadas. Nesta sexta-feira (28), o tempo fechou e praticamente todos os setores do Estado. Ronaldo Coutinho reforçou o alerta. “O Paraná vai sofrer duramente com a chuva, em especial as regiões de Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco. Teremos chuva extremamente acima do normal. Na agricultura prejuízos são esperados. Haverá perda de semente, de adubo, muita água e erosão. Na região de União da Vitória, o momento é de atenção redobrada. Em razão dos grandes volumes de chuva, o nível do Rio Iguaçu voltará a subir.”
O Simepar confirma e chegou a prever chuvas de até 200 milímetros. A Defesa Civil do Estado trabalha com projeção maior, considera que ao longo dos dias consecutivos de chuva, o acumulado possa chegar a 300 milímetros.
O Metsul, vai além. “O cenário de chuva para o Paraná é extremamente preocupante e que o estado pode enfrentar uma calamidade pelos extraordinariamente altos volumes de chuva previstos para este fim de outubro e o começo de novembro. Haverá alagamentos, inundações, cheias de rios, enchentes, deslizamentos de terra e queda de barreiras em potencial situação de desastre. O que se desenha de chuva para o Paraná é extraordinário. Os volumes de chuva em poucos dias em algumas cidades devem atingir marcas que normalmente cairiam em três meses de primavera em situação semelhante ao que se observou no Rio Grande do Sul no começo do mês de setembro”.
Conforme projeção do Metsul, uma grande área do Centro para o Oeste do estado pode anotar marcas acima de 300 mm com volumes pontuais de 400 mm a 500 mm.
“As consequências não devem ser apenas sérias em áreas urbanas com inundações e enchentes, mas também nas zonas rurais de muitas localidades paranaenses. A chuva extrema levará à inundação de muitas áreas durante o período de semeadura da safra de verão, comprometendo a fase inicial de plantio em diversos municípios”, diz o Metsul.
INTERDIÇÃO DE PISTA
No km 178 da BR-163, devido a chuva, houve interdição parcial para limpeza da pista. No local, devido ao barro que escorreu das estradas rurais nas proximidades, aconteceram dois acidentes, em um deles, quatro pessoas ficaram feridas. A pista esta sendo limpa por equipes do DNIT e o trânsito está sendo orientado pela PRF
(Com Metsul)