Foto: Gilson Abreu/AEN

Agro da solidariedade: produtores rurais e Ceasa doam alimentos a famílias afetadas pelas chuvas

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Gilson Abreu/AEN

O Governo do Estado, por meio da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), enviou neste fim de semana 18 toneladas de alimentos a dez municípios catarinenses atingidos pelas chuvas, em especial Taió, e 3 toneladas para Porto Amazonas, no Sul do Paraná. A arrecadação, prevista em 14,5 toneladas, superou as expectativas, chegando 33 toneladas.

Deste total, 31 foram de alimentos doados por produtores rurais e permissionários da unidade da Ceasa em Curitiba, e duas toneladas de produtos processados junto ao Banco de Alimentos – Comida Boa, programa da Ceasa Paraná, que atende a entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Ainda desse total, seis toneladas serão levadas, pela Defesa Civil do Paraná, ao município de São Mateus do Sul, também atingido por chuvas. O envio aconteve nesta segunda-feira (16).

O presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz, comemorou o resultado da ação e enalteceu a solidariedade. “A Ceasa Paraná, com suas cinco unidades, é uma estrutura muito grande. E é também grande demais o coração dos nossos produtores e permissionários. Foi uma grata surpresa esse volume de alimentos para minimizar a angustia e levar mais conforto às famílias atingidas pelas chuvas. Este é um momento de felicidade pra nós”, afirmou ele.

MAIS CIDADES

Na quarta-feira (11), o Governo do Estado, junto com  o Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc), a Ceasa Curitiba, coordenaram  o envio de quase 12 toneladas de alimentos para as cidades União da Vitória e Rio Negro, que foram bastante atingidas pelas chuvas e cheias nos rios desde o último final de semana.

COMIDA BOA

O Banco de Alimentos – Comida Boa coleta alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais, mas em boas condições de consumo, os transforma em molhos, sopas, sucos e processados e, depois, repassa esses alimentos já devidamente embalados e prontos para consumo para creches, orfanatos, hospitais públicos, entre outras instituições. Em 2022, o Banco de Alimentos Comida Boa distribuiu 5,85 mil toneladas de hortigranjeiros para entidades assistenciais, média mensal de 487 toneladas.

(Com AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas