Foto: divulgação Mapa

Agro brasileiro é destaque na feira de alimentos e bebidas mais importante da América Latina

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: divulgação Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), participaram da Missão Comercial ao Peru por ocasião da 15ª edição da feira Expoalimentaria 2023, que ocorreu de 27 a 29 de setembro, em Lima, no Peru.

A Expoalimentaria é a mais importante feira de alimentos e bebidas da América Latina, sendo a plataforma de negócios utilizada como ponto de encontro dos principais operadores de distribuição, varejo, hotelaria e canais especializados do mercado nacional e internacional.

 

Nesta edição, o Pavilhão Brasil, organizado pelo Mapa e pelo MDA, foi premiado como o melhor pavilhão internacional da exposição. Com destaque para o espaço dedicado exclusivamente aos produtos da bioeconomia.

Outro feito inédito foi o número recorde de expositores em feiras pelo Mapa. Foram 27 com balcão individualizado, além de uma área reservada para que outros empreendimentos pudessem expor suas amostras ao público diversificado.

Entre os produtos brasileiros expostos na Expoalimentaria 2023, destacam-se: carne suína, açaí, chás, café, produtos de mercearia, óleos e extratos vegetais, castanhas, pescados e doces em conserva.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério (SCRI/Mapa), o Pavilhão Brasil movimentou um pouco mais de US$ 22,5 milhões em negócios realizados durante os três dias de evento.

Em 2022, o Brasil exportou para o Peru a soma de US$ 634 milhões em produtos agropecuários, com o embarque de 629,7 mil toneladas. Um crescimento de aproximadamente 9% em relação ao ano anterior (2021), conforme análise da SCRI.

Integraram a comitiva brasileira, o secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, e o coordenador de Ações no Mercado Externo (Came/Mapa), Pedro Viana Borges. Participaram também da feira o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana; o vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira; o governador de Rondônia, Marcos Rocha e o senador federal, Sérgio Petecão (AC).

(Com Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas