Vem aí um encontro nacional de laboratórios de fertilidade do solo
A Embrapa promove, entre os dias 20 e 22 de setembro, em Campos do Jordão (SP), o Encontro de Laboratórios do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), importante fórum para as instituições se atualizarem em relação a novas técnicas e métodos analíticos. O programa, instituído em 1992, agrega 164 laboratórios que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos.
Durante o evento haverá uma análise histórica dos resultados do PAQLF nas últimas décadas, com uma apresentação do pesquisador Daniel Vidal Pérez, da Embrapa Solos (RJ), um dos coordenadores do programa, além de discussões sobre os problemas enfrentados pelos laboratórios em análises de solos e suas soluções; ajustes de sistemas de introdução de amostras com os equipamentos; análises de solo por fluorescência de Raios-X; demandas por análises a partir da estruturação do mercado de carbono; vantagens e custos da automatização dos laboratórios; desafios na busca pela qualidade; novas perspectivas em espectroscopia NIR aplicada à análise de solos; como a ISO 17025 pode ajudar os laboratórios; inovações em digestão para análise elementar inorgânica e cibersegurança.
- Queijo de agroindústria familiar paranaense é reconhecido com três prêmios estaduais
- Cada vez mais perto: doença do tomate é registrada no norte da Argentina
As palestras serão proferidas por especialistas da Embrapa Solos, que coordena o PAQLF; Embrapa Meio Ambiente (SP); Universidade Federal de Jataí (UFJ); Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Elemental Scientific; Laboratório Solo Certo de Nova Mutum (MT); EvoLab Robotics; BÜCHI Labortechnik; Baroni Consultoria; Vert Chemicals; Yssy & Co e Instituto Federal de Rondônia.
“No último Encontro, que ocorreu antes da pandemia, no final de 2019, abordou-se a Lei Geral de proteção de dados (LGPD) e a importância da segurança da informação. Neste ano iremos além, apresentando novidades em métodos e técnicas analíticas que podem ser utilizadas em análises de solo, além de abordar um problema que a todos afeta, que são os ataques cibernéticos e como se proteger deles”, explica o analista Marcelo Saldanha, um dos coordenadores do PAQLF, que atua na Embrapa Meio Ambiente (SP).
Esta edição será a maior já realizada pelo PAQLF, tanto no número de participantes (96) quanto no de palestrantes (12) e de empresas expositoras (5), de acordo com Marcelo Saldanha. Ele ressalta que o Encontro é uma oportunidade de os laboratórios trocarem experiências, estabelecerem parcerias e de se atualizarem sobre as novidades deste importante segmento da cadeia produtiva do agronegócio. Aqueles que ainda não se inscreveram no evento podem se informar pelo e-mail [email protected].
“O PAQLF é uma ferramenta importantíssima para o produtor brasileiro. Existem muitos programas e políticas públicas que exigem análises do solo. Nós lideramos o PronaSolos, Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil, cujo objetivo é mapear o território brasileiro em escalas maiores ou iguais a 1:100.000, com levantamentos de solos e análises em laboratórios. Essa rede qualificada que forma o PAQLF será fundamental nesse processo”, destaca Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, chefe geral da Embrapa Solos.
No início de sua operação, em 1992, o PAQLF teve como objetivo proporcionar um meio de avaliação e de correção da qualidade analítica dos laboratórios participantes. Com a adoção do Selo de Qualidade, a partir de 1998, o programa também passou a funcionar como um meio de atestar o desempenho satisfatório dos participantes perante seus clientes externos.
Saiba mais sobre o encontro AQUI
Com Embrapa