Últimas chuvas causaram danos em 51 cidades do RS
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul consolidou em uma tabela os dados relativos aos eventos climáticos adversos que atingiram todas as regiões do Estado nesta semana. As informações são retiradas de 51 cidades que reportaram ocorrências diversas como granizo, tempestade convectiva, fortes chuvas, inundações e enxurradas entre 21 e 28 de setembro.
Na quarta-feira (27/9), ocorreu a confirmação da morte de uma mulher, que ocupava um veículo arrastado pelas águas em Barra do Ribeiro na terça-feira (26/9). Também foram contabilizadas 624 pessoas desabrigadas, 1.635 desalojadas e 47.904 afetadas direta ou indiretamente pelos transtornos associados ao evento climático.
Os integrantes das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil têm atuado de maneira muito próxima as cidades afetadas, em ações como comunicação e notificação a respeito de alertas, entrega de lonas, acompanhamento e apoio a ações preventivas, entre elas retirada de famílias ribeirinhas e em outras áreas de risco, levantamento de locais afetados, assessoramento às prefeituras na produção de documentação para as decretações de situação de emergência, apoio a abrigos e entrega de itens de ajuda humanitária.
Os dados constantes no relatório são reportados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, de forma que apenas compõem a planilha as cidades que reportaram à Defesa Civil do Estado suas informações a respeito dos eventos.
Governador vistoria áreas atingidas por alagamentos em Porto Alegre e Região Metropolitana
O governador Eduardo Leite realizou, nesta quinta-feira (28/9), uma série de vistorias a áreas atingidas por alagamentos em função das chuvas dos últimos dias no Estado. Após reunir-se com ministros do governo federal em Lajeado, durante a manhã, Leite foi a Eldorado do Sul para conversar com o prefeito em exercício e suas equipes, além de percorrer bairros alagados e o abrigo para pessoas que tiveram de deixar suas casas.
“A enchente em Eldorado do Sul foi uma das piores das últimas décadas. O governo está dando todo suporte para que as pessoas afetadas possam retomar a normalidade em suas vidas o mais rápido possível”, destacou o governador.
Em Porto Alegre, acompanhado pelo prefeito Sebastião Melo, Leite foi até a Vila dos Sargentos, na Zona Sul. A região foi atingida pela elevação do Lago Guaíba, que obrigou os moradores a saírem de casa. Leite caminhou pelas ruas do bairro, conversou com moradores e esteve na Escola Estadual Custódio de Mello, local onde famílias estão abrigadas. O governador ainda sobrevoou outros pontos da capital que enfrentam problemas em função das cheias.
Em seguida, Leite foi até o Cais Mauá e acompanhou a reabertura das comportas junto ao muro do porto da Capital, possibilitada pela redução do nível de água no local. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) reabriu, nesta quinta-feira, a comporta P4, que permite o acesso de pedestres à área administrativa da unidade da Portos RS, em Porto Alegre.
O governador aproveitou a ocasião para reforçar que o projeto de concessão do cais à iniciativa privada prevê a construção de um novo sistema de proteção contra enchentes, que substituirá o atual e permitirá a remoção de parte do muro.
“Como o projeto prevê a derrubada de uma parte do muro e nos últimos dias a água chegou até essa estrutura, muita gente questiona se a remoção dessa estrutura não vai ameaçar o centro. Quero tranquilizar a todos e ressaltar que, no projeto do Cais Mauá, será construído um novo e moderno sistema de proteção contra as cheias. Hoje, o muro protege a cidade da elevação do rio, mas não protege a área do cais. Com o novo sistema, o cais também ficará protegido”, detalhou Leite.
(Com Governo do RS)