No Cais Mauá, as águas chegaram a 3,17 metros. É a marca mais expressiva desde 1941. Foto: Pedro Piegas / PMPA

Porto Alegre em Alerta! Guaíba atinge maior nível em 82 anos

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
No Cais Mauá, as águas chegaram a 3,17 metros. É a marca mais expressiva desde 1941. Foto: Pedro Piegas / PMPA

 

A chuva continua castigando o Rio Grande do Sul. Os registros quase que diários tem agravado as consequências do temporal em diversas cidades. Em Porto Alegre, desde o início da semana uma força tarefa foi iniciada para fechar as comportas do Lago Guaíba, que estava prestes a transbordar.
No fim da manhã desta quarta-feira (27) o lago tingiu o maior nível em 82 anos. No Cais Mauá, as águas chegaram a 3,17 metros. É a marca mais expressiva desde 1941, quando o nível chegou a 4,75 metros no Centro Histórico.
Há oito anos, quando a última grande enchente foi registrada na região, a régua pontou 2,94 metros.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ressalta que o trabalho de contenção continua sendo realizado. “Destacamos o trabalho das equipes que estão de prontidão 24 horas nos 14 portões que integram o Sistema de Contenção do Guaíba e trabalham no reforço dos portões com sacos de areia’’.

Ampliação do acolhimento
Para amenizar os efeitos da cheia, a prefeitura ampliou as alternativas de acolhimento à população ribeirinha. A Fundação de Assistência Social e Cidadania registra 180 abrigados. Já a Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros, foi esvaziada em decorrência dos alagamentos. O ginásio do Departamento Municipal de Habitação recebeu parte das pessoas que permaneciam na escola. Outras famílias foram levadas ao Instituto Educacional Infantil ABCB São Francisco, no bairro Ponta Grossa. A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, e o Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, permanecem abertos. “Em paralelo à Operação Inverno, atuamos há 20 dias no atendimento humanizado às famílias atingidas pelas enchentes. As equipes da Fasc e órgãos parceiros permanecem mobilizadas para acolher todas as famílias que procurarem os serviços neste cenário de dificuldades”, afirma o presidente da Fasc, Cristiano Roratto.

Defesa Civil prorroga alerta
A Defesa Civil Municipal prorrogou, na noite desta terça-feira, 26, o alerta meteorológico que está em vigor desde o último dia 18 em Porto Alegre. Desta vez, além de possíveis inundações, o órgão lista a possibilidade de riscos geológicos. O aviso é válido até sexta-feira, 29.
O alerta preventivo de quedas e deslizamentos de terra vale, especialmente, para as 142 áreas de risco de Porto Alegre. Agentes da Defesa Civil e do Departamento Municipal de Habitação percorrem estas regiões desde a segunda-feira, orientando a população a buscar abrigos.
A Defesa Civil orienta que as pessoas que residem nas áreas de risco de inundações busquem auxílio e abrigo temporário junto a familiares, ou nas estruturas disponibilizadas pela prefeitura. O órgão recomenda que a população não transite em locais sujeitos a inundações, enxurradas ou entre em alagamentos.
Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias