Fotos: Centro de Proteção Ambiental/CBM-MS

Bombeiros combatem incêndios em áreas do Pantanal

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Fotos: Centro de Proteção Ambiental/CBM-MS

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul mantém monitoramento na área atingida por incêndio florestal no município de Bonito. A equipe de especialistas atua para evitar reignição do fogo no local. As chamas começaram no dia 18 e dois focos foram controlados na quinta-feira (21), e o terceiro foco na sexta-feira (22), após cinco dias.

“Após cinco dias de combate ao incêndio florestal, as equipes conseguiram extinguir as chamas. Finalizamos os focos principais e controlamos o último para chegar na área que a gente queria. Na sexta-feira houve uma reignição que é normal, num incêndio, por conta das condições atmosféricas do meio do dia”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental).

Os militares conseguiram fazer o combate direto, com apoio das aeronaves ‘air tractor’, usadas nas regiões de difícil acesso. Os aviões, com capacidade para transportar até três mil litros de água cada um, foram entregues em fevereiro deste ano e são alguns dos reforços atuais do Governo do Estado nas ações de combate a incêndios florestais.

“Após termos extinto foco principal, que nós estávamos trabalhando durante quatro dias, na sexta-feira (22) atuamos no foco secundário, mas estava de difícil acesso. E graças aos militares empenhados e todo suporte que tivemos, conseguimos fazer a extinção por completo dele também”, disse o capitão Diego Baumgardt, comandante da ação em Bonito.

No sábado (23), o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, e o assessor bombeiro militar da Semadesc, tenente-coronel Leonardo Congro, fizeram um sobrevoo na área conhecida como “Banhado”, que foi atingida pelo fogo em Bonito. Devido as condições climáticas extremas, com baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, as chamas afetaram uma área de aproximadamente 500 hectares.

Desde o dia 17 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de MS está em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.

Com o alerta, publicado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), foram suspensas as autorizações ambientais de “queima controlada”, até 31 de dezembro deste ano. Na prática, o período é de cautela e monitoramento constante. O que possibilita a pronta atuação das equipes a postos em diferentes regiões do Estado, nas ocorrências como os três atendimentos atuais de combate a incêndios.

Atuação

Além da área em Bonito, 28 militares que atuam na Operação Pantanal 2023 – divididos em mais três equipes de especialistas em combate a incêndios –, também contam com auxílio do Sistema de Comando de Incidentes.

No momento, a guarnição direcionada a região de Coxim está em combate a um incêndio florestal na região do Pantanal do Paiaguás

As duas guarnições responsáveis pela área de Corumbá estão na região do Pantanal do Rio Negro há dois dias combatendo um incêndio em local de difícil acesso devido às lagoas presentes no local.

O Centro de Proteção Ambiental em Campo Grande é o responsável por monitorar os focos e direcionar as guarnições para os pontos mais sensíveis em que há necessidade de atuação dos militares do Corpo de Bombeiros.

Também existem focos ativos na terra indígena Kadiwéu, de responsabilidade do Prevfogo do Ibama, até agora sem acionamento do Corpo de Bombeiros para apoio.

(Com Natalia Yahn, Comunicação – Governo de MS)

Fotos: Centro de Proteção Ambiental/CBM-MS

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas