Foto: Prefeitura de Cascavel

Setor de Bem-Estar Animal ultrapassa os 2 mil atendimentos em Cascavel

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Prefeitura de Cascavel

Há um ano, Cascavel investia em uma sede própria para o setor de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente.  Neste período, segundo Rafael Spinelli, médico veterinário e assessor de planejamento do setor, foram feitos 2008 atendimentos a cães, gatos e outros animais de estimação de famílias em situação de vulnerabilidade social e de ONGs ligadas ao bem-estar dos pets.

Um espaço no município dedicado à causa animal, que, além de abrigar o setor administrativo, conta ainda com um ambulatório para pequenos procedimentos (sedação, curativo), dando suporte ao Samucão no atendimento de urgência e emergência aos animais. Este local também é a base para o Banco de Ração.

 

Deste total, foram realizados 1.237 atendimentos clínicos sem internamento e 1.053 internamentos para tratamentos cirúrgicos ou de suporte avançado.

“Com a criação deste serviço, registramos uma agilidade no atendimento de casos graves, pois temos estrutura para atender animais de famílias em vulnerabilidade social e animais de rua”, disse Rafael Spinelli.

Para conseguir atendimento especializado na sede do Bem-Estar Animal, é necessário que os animais passem por uma triagem através de uma central, pelos telefones (45) 39021490 e WhatsApp (45) 9 91512716. “Também, se precisar, atendemos aos registros de denúncias pelo 156”, completou Rafael Spinelli.

O Bem-Estar Animal funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na Rua Padre Anchieta, 429, no Parque São Paulo. O setor possui 4 veterinários, sendo 2 atendendo no castramóvel, 1 no Samucão e 1 na fiscalização.

Apaixonado pela vida animal, o veterinário Rafael Spinelli define a importância deste serviço prestado gratuitamente à população de Cascavel.

“É uma política pública de grande importância e impacto na causa animal, uma vez que a população mais carente necessita deste suporte rápido e eficiente aos animais que correm risco, resolvendo os casos mais complexos que necessitam de cirurgia ou tratamento de suporte, já que conta com o credenciamento de hospital veterinário para tal. Com a criação da sede, esse atendimento a cães e gatos pode ser ampliado para os casos de urgência e emergência, ampliando também o atendimento de baixa complexidade. Além de termos uma base de apoio ao setor de fiscalização de denúncias de maus-tratos. Ainda há muito a ser feito na questão de conscientização dos tutores desses animais quanto à responsabilidade legal com o seu animal, assim como as penalidades pela falta de cuidados ou suporte. E cada vez mais estamos implementando palestras, eventos e materiais educativos para a população. Nossas equipes prestam serviços para cães e gatos de rua ou de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, além de apoiar as ONGs que trabalham na causa animal”, finalizou.

(Com Prefeitura de Cascavel)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas