Foto: Débora Damasceno/Sou Agro

Paraná é exemplo para o Brasil em representatividade das mulheres no agro

Débora Damasceno
Débora Damasceno

Quando se fala em representatividade das mulheres no agronegócio, a gente vê uma mobilização gigante em todo Brasil. A participação feminina tem ganhado cada vez mais espaço no setor. Mas nesse assunto o Paraná é um exemplo para as demais regiões do país, e é justamente por isso que o estado foi escolhido para ser sede da reunião da comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA.

Foi no Sindicato Rural de Cascavel, Oeste do Paraná que as representantes se reúniram para debater pautas importantes sobre o trabalho das mulheres no agronegócio. Depois do 11° encontro de produtoras rurais, as mulheres que visitaram Cascavel, levam muito conhecimento para ser aplicado em outras partes do país: “É um desafio porque desde o começo quando a comissão foi lançada lá em fevereiro a gente mapeou que estado que a gente iria visitar pra se inspirar e Paraná foi  despontado como realmente o estado onde a gente tinha que vir e olhar o trabalho que vocês fazem por aqui. Assim como a gente chegou, vê aquela mobilização de mais de mil e duzentas mulheres lá dentro daquele evento. Naquela animação e todas fortalecendo o sistema sindical pra nós foi muito inspirador e a gente sai hoje daqui, nós estamos tendo um momento de reflexão nosso para cada estado, porque Brasil afora é muito diferente um estado do outro e entender como que a gente vai atuar no nosso estado pra conseguir atingir os resultados igual vocês tem aqui no Paraná”, explica Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA.

ORGULHO PARA O PARANÁ

Receber em Cascavel mulheres de todo Brasil, mostra a potência do Paraná quando se fala em representatividade feminina no agro.

“Está sendo assim um um evento inédito, ímpar. Porque receber mulheres do Brasil inteiro pra vir aqui ver como é que nós trabalhamos, como é como é que nós fazemos, como é que nós conduzimos os nossos trabalhos e dentro do sindicato e como comissão só nos traz orgulho”, disse Beatriz Orso, presidente da comissão feminina do Sindicato Rural de Cascavel.

“Pra nós é uma honra, a gente estar sediando essa reunião da comissão nacional, porque esse resultado é de um anseio delas. Elas enxergam o Paraná como um exemplo de comissão estadual e inclusive de sistema de representação, a nossa federação também é um exemplo para o Brasil e como as coisas acontecem aqui no Paraná. Então a gente se sente orgulhosa. Estamos agora numa troca de experiências, estamos assim querendo que as boas coisas sejam replicadas pra que esse movimento feminino de representatividade cresça no Brasil todo”, detalha Lisiane Czech, presidente da Comissão Estadual das Mulheres – Paraná.

EXEMPLO PARA ESTADOS DISTANTES

E olha que teve gente de bem longe vindo a Cascavel buscar conhecimento para aplicar nas comissões femininas espalhadas pelo país. Como é o caso da Shirley Cristina de Barros Malcher que é presidente da Comissão Estadual das Mulheres no Pará.

“Nós viemos a Cascavel aqui no Paraná para conhecer como funciona a comissão das mulheres aqui no estado porque foi uma decisão que nós tivemos numa reunião nacional em Brasília e escolhemos um estado que seria referência e pra nós a referência é o estado do Paraná. Especialmente aqui Cascavel onde se iniciou esse movimento aqui no estado. A gente percebe, lógico, claramente, que é um estado muito evoluído, um estado que está muito à frente de vários estados do Brasil, principalmente da região norte, que é da onde eu venho e a comissão das mulheres do agro aqui deu um show. A gente viu uma mobilização que é raro de se ver no Brasil não só com mulheres, mas em qualquer representante de classe, de todas as classes, então o Cascavel está de parabéns. A gente verifica que há uma união, uma conjuntura de um mesmo olhar e uma mesma atitude na defesa do agro. Acredito que esse perfil é o perfil que o agro do Brasil precisa, não só o Paraná, mas o Brasil merece ter esta postura do gro para todo o nosso setor. Temos dificuldade, temos diferença regionais, locais, mas a gente percebe o engajamento desde o município até a presidência da federação. E é isso que a gente busca. E principalmente esse apoio, essa oportunidade pra que as mulheres possam se posicionar e contribuir pra esse fortalecimento do agro”, conta

 

A COMISSÃO NACIONAL

Atuante no desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias a CNA completa o seu portfólio das ações setoriais com a criação da Comissão Nacional das Mulheres do Agro que atuará de forma transversal conectando suas ações a temas específicos que são trabalhados em outras comissões já estabelecidas pela casa.

A Comissão Nacional das Mulheres do Agro é estruturada por representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados e tem como objetivo ampliar a participação das mulheres no Sistema Sindical e desenvolver sua capacidade de liderança no setor agropecuário.

A comissão apresenta três principais eixos:

  • Aumentar a participação das mulheres junto ao sistema sindical;
  • Programa de Fortalecimento das Lideranças que consiste em conhecer e atuar junto ao sistema CNA e o setor agropecuário no desenvolvimento de lideranças locais;
  • Representação dos produtores rurais em reuniões, fóruns e afins; em ações estratégicas com os poderes executivo e legislativo.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas