POLÍTICA

Ministro do Desenvolvimento Agrário é ouvido na CPI do MST

O colegiado da Comissão do Movimento do Trabalhadores Sem Terra (MST) se reuniu, nesta quinta-feira (10), com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP), convocado a pedido do integrante da CPI, deputado e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Delegado Éder Mauro (PL-PA) para debater as ações promovidas pelo governo federal no combate às invasões de terras produtivas.

O parlamentar justificou em seu requerimento que houve um crescimento “desordenado” dessas invasões ao longo deste ano e a CPI quer apurar o real propósito e os financiadores do movimento. “Entendemos que a identificação dos responsáveis é importante, na medida em que eles costumam se eximir da culpa por invasões, argumentando que o movimento age de maneira descentralizada e sem ordem direta”, argumentou o deputado.

A participação de Paulo Teixeira na CPI acontece após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anular o requerimento de convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), por alegar que o documento possuía uma redação genérica demais, e a atividade do ministério não ter relação com o foco das atividades da comissão parlamentar.

O relator, Ricardo Salles (PL-SP), conduziu a primeira parte do depoimento com críticas e afirmando que o ministro Rui Costa liderou uma articulação com o governo para anular a sua participação e não prestar esclarecimentos ao colegiado. “E, mesmo quando convocado, utilizou o peso do Governo para revogar a sua convocação, mediante um requerimento apresentado pela bancada do PT e forçou os partidos que negociam para fazer parte do Governo a retirar seus membros aqui da Comissão e dar maioria ao Governo”.

Em resposta, o ministro do Desenvolvimento Agrário, isentou o governo da responsabilidade e afirmou que não houve acordo para esvaziar a CPI, com a negociação de ministérios com o PP e o Republicanos. “O ministro Rui não tem poder nesta Casa, diante de uma decisão interna”, afirmou.

Em seguida, Salles questionou Paulo Teixeira sobre a relação do Ministério do Desenvolvimento Agrário com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e as lideranças de movimentos sociais, com a questão agrária como pauta. Em resposta, Paulo Teixeira afirmou que o Governo Federal dialogou com representantes do movimento MST após as invasões recentes nas áreas da Suzano, nos estados do Espírito Santo e na Bahia.

“Nós temos 57 mil famílias em acampamentos no Brasil. Temos regiões conflagradas, nós precisamos colocar a Força Nacional agora no sul do Pará, porque há ali um grupo de pessoas violentas”, afirmou o ministro.

O próximo depoimento aguardado é o do líder do MST, João Stédile, previsto para a próxima terça-feira (15), no Plenário 4 da Câmara dos Deputados.

Sem prorrogação
Na quarta-feira (9), o relator da CPI, Ricardo Salles (PL-SP), disse que não pedirá a prorrogação dos trabalhos da Comissão por mais 60 dias, cujo prazo de funcionamento termina em 14 de setembro, diante da interferência do presidente da Câmara. E fez menção à manobra do partido Republicanos, que retirou dois parlamentares da CPI do MST.

(Com FPA)

Débora Damasceno

Recent Posts

Derrubada da cobrança do Funrural gera revisão de dívidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional, nesta quinta-feira (15.10), a cobrança do Fundo de…

outubro 16, 2026

Cotações Agropecuárias: Preços seguem estáveis na maioria das regiões

Os preços dos ovos permanecem estáveis na primeira quinzena de outubro na maioria das regiões…

outubro 16, 2026

Queijaria do Sudoeste incorpora turismo rural no negócio

Empresa Irmão Queijeiro diversifica as atividades na propriedade em Chopinzinho, fortalecendo o projeto da família…

outubro 16, 2026

Crédito Rural cai 20,2% e custo da soja supera R$ 5 mil por hectare

O acesso ao Crédito Rural se tornou um dos principais desafios para o financiamento da…

outubro 16, 2026

Famílias e animais de área rural atingidos por alagamentos pedem ajuda

A Prefeitura de Toledo mobilizou equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social…

outubro 15, 2026

FAEP percorre 20 mil quilômetros para visitar 155 sindicatos rurais

Desde 2024, presidente da entidade está à frente do projeto ‘Sistema FAEP no Trecho’, para…

outubro 15, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais