ESPECIAIS
Luz no fim do túnel: Ucrânia cria “corredor humanitário” na tentativa de escoar produção agrícola
Mostramos aqui no Sou Agro que o acordo para exportação de grãos, permitindo o transporte seguro da produção da Ucrânia pelo Mar Negro chegou ao fim no mês passado depois que a Rússia disse que iria suspender a participação. O acordo, negociado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho passado, visava aliviar uma crise global de alimentos, permitindo que os grãos ucranianos bloqueados pelo conflito Rússia x Ucrânia fossem exportados com segurança.
Pois bem, um dia depois dessa decisão a Rússia atingiu portos ucranianos, gerando preocupação com o escoamento de grãos do país, de lá para cá. A busca é por encontrar rotas alternativas para liberar a produção agrícola.
- Dono de fábrica morre esmagado por toneladas de queijo
- Protagonismo do Oeste: cinco das melhores cooperativas do mundo estão aqui
Mas há luz no fim do túnel, a Ucrânia, que busca formar rotas marítimas seguras no Mar Negro, começou a registrar navios dispostos a usar o “corredor humanitário” anunciado na última semana para liberar navios de carga que estão presos em seus portos.
O corredor é um novo teste para o bloqueio da Rússia desde que Moscou abandonou um acordo no mês passado para permitir que Kiev exportasse grãos.
“As inscrições já estão abertas e o coordenador já está trabalhando”, disse o porta-voz da Marinha ucraniana, Dmytro Pletenchuk, segundo a Interfax Ukraine.
Ele não deu mais detalhes, enquanto uma fonte da indústria disse à Reuters que nenhum navio havia passado pelo corredor.
“É claro que tudo acontecerá sob a supervisão das Forças Armadas ucranianas. Estamos fazendo todo o possível para garantir a segurança”, disse Pletenchuk.
(Com Reuters)