Efeito gangorra: Depois do calor, pode até gear!
No Paraná, a partir de quarta-feira, o tempo deve mudar. A novidade será a queda nas temperaturas, podendo até gear em algumas cidades.Em todo o Brasil o inverno vem surpreendendo, o frio quase nem marcou presença na estação conhecida por ser a mais fria do ano. O tempo bom no Paraná segue até o meio da semana.
Informação que é confirmada pelo Simepar que prevê para amanhã terça-feira (22) tempo permanece estável na maioria dos municípios do Paraná. Ainda ocorre uma variação da nebulosidade do leste ao litoral, mas sem prognóstico de chuva. Predomínio de sol no Estado, com rápida elevação das temperaturas e sensação de tempo mais abafado no decorrer da tarde.
- Países se únem para combater morcego que causa prejuízos na agropecuária
- Mais de dois mil produtores rurais buscaram capacitação de combate ao fogo no 1º semestre
O agrometeorologista Ronaldo Coutinho destaca que chuva em volume considerável está prevista para a região compreendida entre Guarapuava e Palmas, e também em direção à capital Curitiba. Nas regiões, Norte e Noroeste do Paraná a possibilidade é de pouca chuva. “E aí temos previsão de frio a partir do final de semana. Pode ter geada entre domingo e terça-feira, colocando a região sudoeste em atenção”, alerta.
Para muita gente, a reviravolta no tempo, e a queda brusca das temperaturas gera desconfiança. Mas o especialista garante que os termômetros terão recuos significativos. “Do dia 26 ao dia 30 de agosto, a perspectiva termos de quatro a sete graus abaixo da média e o período pode vir a ser o frio mais forte do ano”, destaca Coutinho.
Para quem prefere se precaver, prepare o casaco, os cobertores e o chimarrão e fique de olho, lembrando que pode gear e as hortaliças são sempre suscetíveis a maiores danos.