Foto: Sou Agro

Liderança rural: um giro pelo Paraná que mostrou a importância de criar conexões e se posicionar no agronegócio

Débora Damasceno
Débora Damasceno

O que começou em 15 de junho de 2023 em Londrina, norte do Paraná, termina nesta quinta-feira, 6 de julho em Campo Largo. O Sistema FAEP/SENAR-PR realizou com maestria a terceira edição do Liderança Rural, cultivando conexões.

Inclusive com a CEO do portal Sou Agro, Sirlei Benetti, sendo a mediadora deste evento que fez muita diferença na vida de muito produtor rural. E é representado por ela, acompanhada da jornalista Débora Damasceno que o Sou Agro esteve presente em toda a trajetória de dez encontros em várias regiões do estado.

 

Uma imersão quando se fala em liderança. Centenas de produtores rurais estiveram reunidos no propósito de se posicionar dentro do agronegócio.

O evento itinerante promoveu o intercâmbio de ideias e fortalece o associativismo e o surgimento de novos líderes no meio rural.

Neste ano, o evento passou por Londrina, Cambará, Pato Branco, Toledo, Umuarama, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Carambeí e Campo Largo.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette detalha a importância dos encontros: “A avaliação que podemos fazer dos eventos é que superou o que estava na expectativa. Nós estamos no terceiro ano fazendo isso com outros eventos de formação de lideranças e que a gente nota que novas lideranças realmente estão surgindo no meio rural. Vejo que vários sindicatos estão dedicando, então mostra claramente que pequeno ou grande, o instrumento sindical, a representação que nós temos é importante para o setor do agro. É evidente que nós temos cada vez mais a nos organizar, porque num país que diz que o regime é democrático, a pressão popular é que funciona e nós estamos aqui para isso”, detalha.

O ENCONTRO

Em cada encontro, os participantes encontraram uma programação repleta de informações que os deixaram a par do funcionamento das diferentes instâncias representativas do sistema sindical rural, que tem nos sindicatos rurais sua primeira esfera de ação, no nível municipal, passando pela FAEP no âmbito estadual e a Confederação Brasileira da Agricultura e Pecuária (CNA) em âmbito federal. Fortalecer os laços entre produtores e essas instituições é outro intuito do encontro.

Além de produtores associados e membros da diretoria dos sindicatos rurais, os encontros também buscam atingir um público formado por produtores e produtoras que ainda não têm envolvimento com o sistema sindical. Para atrair esse grupo, o evento vai trabalhar diversos temas, como a importância da representatividade e da liderança no meio rural. Nesse momento, a linguagem é mais lúdica e as atrações mais numerosas, com apresentação de estudos de caso, palestras e atividades de integração.

O SENAR-PR também marcou presença durante os encontros, colocando à disposição os 250 cursos de seu catálogo. Suas formações são reconhecidas pela qualidade e abrangência. As capacitações contemplam praticamente todas as áreas da atividade agropecuária, além de temas transversais, importantes em qualquer empreitada rural.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias