Laboratório do Mapa detecta fraude no leite em operação da Polícia Federal

Emanuely
Emanuely

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pernambuco (LFDA/PE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizou análises que auxiliaram a Polícia Federal na Operação Lácteos, após o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) ter encontrado fortes indícios de desvios de verbas públicas.

No esquema, foi possível evidenciar que empresários de Pernambuco e uma empresa sediada em Recife teriam desviado verbas do governo federal, que deveriam ser destinadas à aquisição de leite fornecido por produtores rurais inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

As análises realizadas pelo LFDA/PE detectaram que algumas amostras analisadas estavam fora dos parâmetros de qualidade estabelecidos, com quantidade de microorganismos acima do limite máximo.

Em adição, análises físico-químicas verificaram que as amostras de leite pasteurizado apresentaram adulteração: elevado teor de caseínomacropeptídeo (indicativo de adição de soro de leite ao leite para diluir o leite cru), além de baixo teor de proteína e de gordura (em decorrência da diluição). Tal alteração acaba por reduzir consideravelmente o valor nutricional do leite, o que afeta diretamente as pessoas que consumiram esse alimento.

As análises realizadas pelo LFDA/PE foram decisivas no auxílio à Polícia para desarticular uma organização criminosa investigada pela suposta prática de desvio de recursos públicos do “Programa Leite de Todos”, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco.

(Com MAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas