Startup suíça que transforma resíduos da indústria cervejeira em proteínas vegetais negocia chegada ao Brasil

Emanuely
Emanuely

#sou agro| A Sustainable Ingredients by Upgrain, startup suíça que transforma subprodutos da indústria cervejeira em matéria-prima para proteínas vegetais, anunciou que está em processo de negociação para a chegada das operações ao Brasil.

A startup participou do Web Summit Rio através da swisstech, iniciativa de disseminação da inovação suíça apoiada pela Swissnex e outras instituições suíças, e apresentou ao público a sua solução. A empresa já tem negociações em andamento com grandes nomes da indústria alimentícia no Brasil, como BRF e Nestlé, além de conversas com produtores de cerveja.

O objetivo da foodtech é suprir a crescente demanda por alternativas saudáveis à base de plantas, promovendo a transição para uma economia alimentar sustentável e circular. A solução parte de um processo exclusivo que separa e seca a cevada para extrair as propriedades que serão transformadas em matéria-prima utilizável.

O método para beneficiamento dos resíduos da indústria cervejeira permite uma redução de até 60% nos impactos ambientais da produção, em comparação com alternativas convencionais. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo e, por ano, são geradas duas milhões de toneladas de resíduos da indústria cervejeira. Inicialmente, a Upgrain importará o produto produzido na Suíça, mas o objetivo é alinhar a estrutura de produção também em terras brasileiras.

O Brasil é um mercado estratégico em diversas frentes. Primeiro, por ter uma produção agro extremamente relevante a nível mundial. Também é um dos grandes produtores de cerveja e, além disso, destaca-se na produção de alimentos, com um crescimento notável da indústria de proteínas vegetais. Queremos ser a ponte entre negócios locais de produção cervejeira e uma indústria que pode se beneficiar da farinha proteica desenvolvida a partir dos resíduos – destaca Eduard Müller, diretor comercial da Upgrain.

A startup desenvolveu três produtos diferentes a partir dos resíduos da indústria cervejeira: a proteína de cevada, que é rica em antioxidantes e aplicada em produtos que substituem a carne animal; a farinha de cevada, propícia para a produção de pães e massas; e a fibra de cevada, concentrado de fibra funcional com nível de pureza de até 70%, para uso na produção de diversos tipos de lanches. A estratégia de upcycling já foi aplicada para a produção de cereais, pizzas, molho bolonhesa vegano, entre outros.

Em 2022, a Suíça foi eleita, pela 12ª vez consecutiva, o país que mais inovou no mundo,  de acordo com o Índice Global de Inovação desenvolvido pela World Intellectual Property Organization (WIPO). A campanha swisstech busca elevar o perfil do país como líder global de inovação para negócios, aumentar a visibilidade de empresas de ponta e destacar, no exterior, a excelência em pesquisa. No Brasil, a Swissnex fortalece este intercâmbio, para conectar empreendedores dos dois países e fomentar novos negócios.

(Com agências)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas