ESPECIAIS
Projeto busca parceiros para transformar lodo de esgoto em fertilizante
#sou agro| A Sanepar publicou nessa semana o edital de chamamento público de seleção de parceiro estratégico para produzir fertilizante orgânico e organomineral, a partir de lodo de esgoto gerado nas Estações de Tratamento. O período para envio de propostas é de 8 de maio a 21 de junho.
O objetivo do edital é encontrar soluções sustentáveis para os subprodutos do processo de tratamento de esgoto, com o desenvolvimento de rotas tecnológicas. Ou seja, a definição de caminhos para o lodo desde a sua geração até a disposição final.
- Edital de reforma de pontes em Jacarezinho e região tem classificação final
- Oeste do Paraná recebe evento para discutir solos, vegetação fluvial e sistemas de produção
Atualmente, nas 261 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanepar, são gerados todo ano cerca de 266 mil toneladas de lodo desaguado. A maior parte deste volume (65,5%) vai para aterros sanitários; 22% são transformados em energia elétrica em processo de biodigestão; e 13,5% são destinados para uso agrícola.
“Queremos aprimorar nossos processos visando sustentabilidade utilizando novas tecnologias, com o objetivo de reduzir a destinação de lodo para os aterros sanitários, implementando processos mais eficazes para a secagem e tratamento do lodo, além de beneficiar esse material para a produção de insumos com valor agregado. Vamos transformar subprodutos, que geram despesa, em receitas acessórias”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.
O lodo de esgoto tem grande potencial na produção de fertilizantes por ter em sua composição materiais orgânicos e nutrientes como nitrogênio e fósforo. A Sanepar selecionará propostas de rotas tecnológicas para a transformação deste material em produto viável, do ponto de vista técnico, ambiental e comercial.
(Com AEN)