Foto: Het Dorp

Palestrantes, produtores e empreendedores vão trocar experiências sobre turismo rural

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Het Dorp

Pequenos agricultores da região Noroeste do Estado não podem perder o III Fórum de Turismo Rural – Turismo Rural Fortalecendo Nossas Raízes. O evento, que acontece nesta quarta-feira (10), na 49ª Expoingá, vai reunir palestrantes e empreendedores para troca de experiências e debater sobre o segmento que tem se destacado na economia paranaense.

O Fórum é promovido pela Sociedade Rural de Maringá, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu).

O evento é direcionado para produtores que exploram a atividade de turismo rural nas suas propriedades e, ainda, quem pretende empreender no segmento. Também se estende ao público em geral, que pode conhecer os encantos naturais e culturais que o Paraná oferta nos municípios do Interior. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente neste link.

Ao realizar esse tipo de atividade em uma das mais importantes feiras do agro paranaense, a Setu e os organizadores vão aprofundar os temas relacionados ao segmento.

“Essa interação entre quem produz turismo rural, o poder público e as instituições rurais têm três importantes eixos. O primeiro é a discussão e proposituras de crescimento do setor a partir da troca de experiências. O segundo é a capacitação. E o terceiro é a divers

Fórum

O evento contará com quatro palestrantes: Virlene do Amaral Jardinetti, engenheira agrônoma e produtora rural; Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba; Maria Lucilla de Faria, presidente da Associação dos Produtores da Canastra (MG) e mestre queijeira; e Terezinha Busanello, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR.

Um dos assuntos será a Rota das Lavandas, apresentado por Terezinha. “A ideia é conhecer as propriedades que integram essa rota, os requisitos para fazer parte do turismo de experiência, e despertar o interesse de novos agricultores”, afirma. Ela foi criada em 2022. Atualmente, quatro propriedades e um laboratório da Universidade Estadual de Maringá (UEM) integram o circuito.

Durante a atividade, o IDR-Paraná também fará uma entrega simbólica de placas para produtores da Rota do Queijo, que envolve toda a cadeia produtiva de leite do Paraná, e a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba vai mostrar como Campina Grande promove a tradicional festa de São João.

“Vamos trazer cases de sucesso, trocar experiências, buscar informações por parte dos produtores para desenvolver na sua propriedade o negócio de turismo rural. Convidamos todos para participar que teremos muitas novidades”, completa Daniele Bertaglia Begosso, coordenadora de Referência do Turismo Rural do IDR-PR.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias