Foto: Mapa

Mais de 116 mil animais devem ser vacinados contra Peste Suína; PR é zona livre da doença

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Mapa

A quarta etapa de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em todo o estado de Alagoas começou no dia 15 de maio e durará até 15 de julho. A vacinação é gratuita e foi adquirida pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). Nesta etapa, mais de 116 mil animais devem ser vacinados contra a doença.

A campanha de vacinação em Alagoas faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, e visa promover o fortalecimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e do sistema de vigilância para as doenças dos suínos.

Os recursos para execução da vacinação são provenientes de parceria público-privada entre o Mapa, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, além do apoio da CNA (Confederação Nacional da Agricultura0, que ajudou a viabilizar a etapa de vacinação.

Atualmente, Alagoas conta com 5.395 criadores de suínos, com a atividade tendo maior relevância em 19 municípios do estado. O processo de vacinação será realizado por mais de 60 vacinadores de uma empresa contratada por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com recursos da iniciativa privada.

“Para que possamos ter mais uma etapa de sucesso na vacinação contra a PSC é preciso que o criador, mais uma vez, faça a parte dele neste processo, recebendo o vacinador na propriedade”, afirmou o presidente da Adel, Otávio Tavares.

A PSC é uma doença que causa grandes impactos econômicos e sociais devido às perdas diretas, principalmente por mortalidade de suínos e perdas de produção, além de perdas indiretas, por custos de controle, tratamentos e, principalmente, por restrições impostas por países importadores.

Abertura oficial

Nesta quinta-feira (18) foi realizada a abertura oficial da quarta etapa de vacinação contra a Peste Suína Clássica em Alagoas. O evento ocorreu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, com a presença do secretário-adjunto de Defesa Agropecuária do Mapa, Márcio Rezende, da secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, e do presidente da Adeal, Otávio Tavares, além do presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Adroaldo Hoffmann.

“A vacinação contra a PSC em Alagoas é mais um passo importante para o avanço nas ações de erradicação da Peste Suína Clássica nas zonas não livres, para que então todo o país possa vir ser reconhecido como livre da doença”, diz Rezende.

Adroaldo pontou que a iniciativa demonstra ao mundo que o Brasil é capaz de produzir não apenas proteína suína de qualidade, mas que está preparado para responder qualquer evento sanitário que possa atingir os animais. “Estamos junto do produtor rural para mostrar que temos capacidade de resolver os gargalos e continuar exportando”, pontuou.

Atualmente o Brasil é dividido em duas zonas: a zona não livre da doença, que além de Alagoas, conta com outros dez estados brasileiros: Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

E a zona livre, que incorpora 15 estados brasileiros e o Distrito Federal (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, DF, RJ, ES, BA, SE, TO, RO e AC) e não registra ocorrência da doença de PSC desde janeiro de 1998. A zona livre concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), onde a vacinação é proibida.

Os limites entre as zonas livre e não livre de PSC são protegidos por barreiras naturais e postos de fiscalização, onde procedimentos de vigilância e mitigação de risco para evitar a introdução da doença são adotados continuamente.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias