Lavouras de milho e feijão seco apresentam bom desenvolvimento

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Na última semana as temperaturas permaneceram amenas no Oeste do Paraná, com variações significativas ao longo do dia. As lavouras de milho segunda safra e feijão seco estão apresentando um bom desenvolvimento. Até o momento, não ocorreram grandes problemas. No entanto, as previsões de pouca chuva para os próximos dias estão gerando certa preocupação.

O plantio do trigo avançou e já está na reta final. Muitos produtores estão aproveitando esse período para realizar a dessecação das restolhas e a adubação verde, preparando o solo para o plantio do trigo.

Sul

Durante toda a semana passada, não houve chuva significativa na região, permitindo o andamento normal das atividades agrícolas,
como a colheita de milho em pequenas propriedades, o colhimento do feijão da segunda safra, a semeadura de pastagens de inverno e os preparativos para o plantio de trigo e cevada.

No caso do trigo, o plantio começou nas regiões onde o zoneamento permitiu na semana passada. Até agora, a semeadura tem sido satisfatória, com os produtores aproveitando a umidade residual no campo. Apesar da queda nos preços, espera-se uma área maior semeada nesta safra.

O solo está seco e prejudicando as culturas de segunda safra, especialmente o milho e o feijão, que estão na fase de formação de grãos, crucial para uma boa produção. A colheita do tomate está quase terminando, e devido ao clima adverso, a produtividade está abaixo das estimativas iniciais. No entanto, os preços se mantiveram bons durante a safra, compensando as perdas na produção.

Algumas cooperativas já estão planejando a próxima safra de 23/24, e há uma grande movimentação de produtores em suas dependências. A geada que ocorreu em alguns pontos da região prejudicou principalmente as culturas de olerícolas folhosas, como a alface, que não estão protegidas em estufas. Algumas áreas de cebola, plantadas diretamente no campo, já foram semeadas.

A colheita da batata-inglesa da segunda safra está em pleno andamento e deve continuar até meados de junho. Os cereais de inverno, principalmente a aveia, que foram plantados até agora, têm sido destinados para cobertura verde ou pastoreio do gado.

Confira o Boletim completo AQUI. 

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas