IDR-Paraná promove eventos para fortalecer o protagonismo feminino no campo
#sou agro| Mais de 300 agricultoras se reuniram nesta quinta-feira (25) em Catanduvas, no Oeste do Estado, para o Encontro de Mulheres Produtoras Rurais de Catanduvas. O evento aconteceu em alusão à “Semana Estadual da Mulher do Campo”, comemorada no final de maio, e foi organizado pela equipe regional do IDR-Paraná em parceria com a prefeitura.
O evento contou com palestras sobre o protagonismo da mulher rural e relatos de produtoras locais. De acordo com o Censo Agropecuário 2017 (o último divulgado), 13% dos estabelecimentos agropecuários do Paraná são comandados por mulheres. Ou seja, cerca de 40 mil propriedades já tinham mulheres no comando.
- Brasil entra em estado de emergência zoossanitária após casos de gripe aviária
- Exportação de frango brasileira permanece normal, segundo ABPA, após emergência zoossanitária por gripe aviária
De acordo com Daiani da Cruz Hartman Cantele, engenheira agrônoma do IDR-Paraná e organizadora do evento, o momento proporcionou uma rica troca de experiência entre produtoras locais para fortalecer a atuação da mulher no campo.
“A mulher no agro é símbolo de resiliência, conquista, força de vontade e perseverança. Momentos como este servem para valorizar o trabalho feminino e a dedicação da mulher para produzir alimento de qualidade e girar a economia local”, afirma Daiani.
Ela reforça que só quem vive na pele o fato de ser mulher neste ramo, predominantemente masculino, sabe dos desafios enfrentados. “Os relatos de hoje mostraram o trabalho árduo de produtoras para inserir a mulher no setor agropecuário e deixar de lado a competitividade entre homens e mulheres”, ressaltou Daiani.
POLÍTICAS PÚBLICAS – No evento, a secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, destacou a criação da pasta, específica para promover as políticas públicas para as mulheres e a promoção da igualdade racial, o que mostra a preocupação do governo estadual com estas questões.
“Agora temos um instrumento para construção de uma política pública transversal. Em menos de 100 dias de funcionamento, já conseguimos avanços importantes, como o lançamento de um pacote de ações para proteção e valorização das mulheres servidoras do Estado, e já iniciamos os estudos para elaboração de um Plano Plurianual sensível a questões de raça e de igualdade entre mulheres e homens”, comentou a secretária.
Quatro Produtoras Rurais, de diferentes atividades, falaram sobre suas experiências, desafios e trajetória no campo. São agricultoras que trabalham com grãos e olericultura, agroindústria e avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.
A jornalista Olga Bongiovanni também foi uma das atrações do evento com a palestra “Mulher: Sua Trajetória e Determinação”.
O encerramento contou com um almoço preparado por produtoras locais e uma tarde de confraternização no Bosque Municipal de Catanduvas.
INCENTIVO – Valorizar a produtora rural paranaense, tirar a mulher do campo do papel de coadjuvante e transformá-la em protagonista são bandeiras que o IDR-Paraná levanta desde a sua criação.
Com ações de assistência e de promoção social, o Instituto atende mais de 20 mil mulheres rurais em todo o Estado, possibilitando que tenham acesso a políticas públicas e capacitações profissionais. Há também o apoio na comercialização, melhorando a geração de renda.
O IDR-Paraná se destaca pelo atendimento às mulheres nas atividades de produção de leite, fruticultura e olericultura, produção orgânica e agroecológica, produção de grãos, agroindústria, produção de alimentos para autoconsumo e acesso a créditos rurais.
OUTROS EVENTOS – Na próxima semana será a vez de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, receber um grupo de mulheres. Mais de 400 agricultoras são esperadas para o Primeiro Encontro da Mulher no Campo, no dia 1º de junho, a partir das 8h30. O evento vai celebrar e divulgar as políticas públicas que atendem as trabalhadoras da área rural.
Também será debatida a importância da mulher na agricultura familiar e incentivada a criação de associações e cooperativas voltadas ao trabalho da mulher no campo.
LEGISLAÇÃO – A Semana Estadual da Mulher do Campo foi instituída em agosto de 2021 pela lei estadual nº 20.675. O objetivo é proporcionar maior visibilidade às trabalhadoras da área rural e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas específicas no Paraná.
As comemorações irão debater a importância da mulher na agricultura familiar com palestras, capacitação e informações para ressaltar o empoderamento feminino no meio rural.
(Com AEN)