Foto: reprodução internet

Forragem hidropônica garante pasto verde durante o ano todo

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: reprodução internet

#souagro| Hidroponia (do grego: água + trabalho) é o nome dado a um sistema de cultivo de plantas caracterizado por não precisar de solo. As raízes das plantas ficam dentro da água, e soluções fertilizantes são adicionadas à água para alimentar as plantas.

Essa técnica está sendo usada, agora, de forma pioneira, pela Biofeed, na produção de forragem verde hidropônica. Atuando em agricultura em ambiente climatizado. Com sistemas automatizados e modulares, viabilizam o cultivo de forragem verde hidropônica em larga escala. De acordo com a empresa, as tecnologias patenteadas asseguram alimento nutritivo e de qualidade aos animais durante todo o ano.

“A forragem BioFeed é um superalimento, enriquecido com enzimas, açúcares, proteínas, vitaminas e antioxidantes. É 90% digestível e benéfico para o bem-estar dos animais. Pode ser usada para alimentação de bovinos, equinos, aves, coelho, gato, entre outros. Isso resulta em animais mais eficientes e com ganho de peso acelerado”, explica o sócio da empresa, Roberto Arana.

Ele assinala ainda que se trata de uma produção agrícola eficiente, sustentável e rentável, que enfrenta desafios da segurança alimentar com inovação e responsabilidade.
Segundo Arana, os produtores encontram na hidroponia muitas vantagens.

As plantas são cultivadas em estufa, sem necessidade do uso do solo e com controle do clima, e ocupam um espaço reduzido. Utilizando uma área de 20 metros quadrados de área climatizada, por exemplo, é possível alimentar 15 vacas leiteiras ou 15 equinos, afirma Arana. A proposta da Biofeed é produzir, inicialmente, 80 toneladas por dia, numa área de quatro hectares na região do PAD-DF.

Como benefícios, aumento da produção e da qualidade dos produtos, tendo em vista que os nutrientes são balanceados e controlados. O sistema também diminui a quantidade de água utilizada, por ser fechado, e reduz o uso de agrotóxicos, por ser dentro de estufa, o que ameniza o ataque de predadores e as intempéries do tempo, além de não haver poluição do solo.

(Com Agro Brasília)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas