foto: divulgação
#sou agro| A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC disponibilizou três infográficos especiais sobre a evolução nos últimos 50 anos cadeias produtivas das carnes de frango e suína, além da produção de ovos, no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos, na seção “mapas e infográficos”. Os gráficos fazem parte do livro “Brasil em 50 alimentos”, editado pela Embrapa e lançado durante as comemorações dos 50 anos da Empresa no dia 26 de abril deste ano.
Os infográficos trazem informações comparativas entre 1970 e 2020 em quesitos como consumo per capita de cada alimento, posição brasileira nas exportações (colocação e participação no mercado), evolução da conversão alimentar dos animais, preços ao consumidor e o poder de compra do salário mínimo.
No caso da carne de frango, por exemplo, o consumo brasileiro era de apenas 3 kg por habitante ao ano em 1970. Em 2020, o consumo per capita havia passado para 46 kg de carne. Além disso, o Brasil não exportava carne de frango. Hoje, o país é o maior exportador mundial, com cerca de 30% de participação no mercado. E, se em 1970 o salário mínimo da época podia comprar 48 kg de carne de frango, em 2020 o poder de compra subiu para 141 kg.
Os infográficos ainda trazem números sobre a suinocultura e a avicultura de corte nas granjas e na indústria, evolução por décadas entre 1970 e 2020 da produção e da exportação e participação das regiões do Brasil na produção de cada alimento. As ilustrações podem ser baixadas e utilizadas gratuitamente. A CIAS ainda oferece outros 14 mapas e materiais gráficos, atualizados anualmente.
Brasil em 50 alimentos – O foco da obra “Brasil em 50 alimentos” são os produtos mais importantes do ponto de vista econômico e social e como a ciência e os pesquisadores contribuíram para a geração e desenvolvimento de cada um deles. Trata-se de uma homenagem da Empresa aos cientistas e às instituições que ajudaram o Brasil na transformação de importador em um dos maiores produtores mundiais de alimentos.
O trabalho de 359 páginas envolveu mais de 150 profissionais da Embrapa. Cada alimento é apresentado em seis páginas, a partir da contribuição e com a supervisão de especialistas. A primeira edição terá 350 exemplares. A versão digital está disponível aqui.
Os contratos futuros do trigo avançaram de forma expressiva no fim de agosto, em meio…
Uma madrugada de fogo transformou em cinzas um lugar que, por anos, fez parte da…
O crédito rural, ferramenta essencial para custear a safra e financiar ganhos de produtividade no…
A distância que durante décadas separou Brasil e Estados Unidos no comércio mundial do agronegócio…
Na manhã desta segunda-feira (31), um episódio de vento forte atingiu a comunidade da Linha…
A carne bovina foi um dos grandes destaques das exportações do agronegócio de Mato Grosso…
O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias
Leia Mais