Doença da citricultura avança e eleva gastos no setor

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Apesar dos intensos esforços do setor citrícola nacional, a incidência da doença HLB (greening) está elevada em algumas regiões produtoras de laranja do estado de São Paulo.

Segundo aponta o Especial Citros de 2023, da edição de maio da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, esse cenário tem levado citricultores a reverem seus investimentos e planejamentos de novos pomares, mesmo em uma temporada em que a perspectiva é de preços recordes para os novos contratos da fruta.

Inclusive, o próprio Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) tem recomendado que produtores adiem novos plantios e/ou renovações nas regiões com incidência crítica de HLB (acima de 25% dos pomares), já que as árvores novas são ainda mais suscetíveis à doença – as exceções são propriedades isoladas de outros pomares (com raio de pelo menos cinco quilômetros de distância) e as com vizinhos que realizam manejo rigoroso.

Nesse sentido, para esta edição, a Equipe Citros/Cepea traz uma avaliação mais aprofundada do impacto econômico dos tratamentos para controle de HLB sobre o custo total de produção. As estimativas do Cepea indicam que os gastos exclusivos para controle do HLB dentro de uma fazenda podem chegar a representar quase 30% das despesas relacionadas ao manejo.

(Com CEPEA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas