Cuidado com a sanidade animal colabora com aumento de bem-estar e lucratividade

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Um dos principais fatores de sucesso para a produção de carne e de leite na pecuária é o cuidado com a sanidade animal. Manter a saúde do rebanho em dia é essencial para o bem-estar dos bovinos, o que contribui para a produtividade e maior lucratividade para o produtor rural. “Uma das enfermidades no topo da lista das causas de perdas na pecuária é a diarreia”, informa Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal.

A diarreia em bezerros é um sintoma característico da colibacilose, doença causada pela bactéria Escherichia coli. Ela afeta principalmente os bezerros, que ficam enfermos e sofrem redução de peso devido à perda constante de líquido intestinal e eletrólitos corporais (como sódio, cálcio, potássio e magnésio).

“Essa enfermidade tem grande impacto nas fazendas, pois os animais ficam improdutivos durante vários dias, perdendo peso e deixando de produzir leite (no caso de vacas em produção). Isso quando o problema não se agrava, levando o bovino à morte”.

O impacto financeiro é gigante. “Em épocas de confinamento, como a que está se iniciando, o problema pode se tornar ainda mais grave, tendo em vista que os animais ficam mais próximos, aumentando o potencial de alastramento das doenças pelo plantel”, comenta Antônio Coutinho.

A colibacilose é desenvolvida pelos animais em abrigos pouco higienizados e com excesso de umidade – o que leva à presença da bactéria. A doença é adquirida pelos bezerros oralmente, por meio dos pisos, água ou ração infectados. “O pecuarista deve trabalhar com elevado nível de higiene nos locais de acesso dos animais. Porém, se o bovino já estiver infectado, é necessário recorrer à farmácia da fazenda e escolher com assertividade o melhor tratamento. A recomendação é usar um antimicrobiano associado a um anti-inflamatório”, recomenda o especialista da Vetoquinol.

(Com agências)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas