foto: abcs

Campanha contra a peste suína clássica imuniza mais de 138 mil animais

Emanuely
Emanuely
foto: abcs

A retomada da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas, conquistou altas coberturas vacinais em sua 4ª etapa, alcançado todas as propriedades com criações de suínos, e impulsionando ganhos importantes em todos os municípios alagoanos.

Essa mobilização contou com o apoio dos produtores, órgãos públicos e profissionais da saúde animal e alcançou resultados expressivos na proteção do rebanho suíno, imunizando 138.519 animais,gerando benefícios para mais de 5 mil suinocultores alagoanos e resguardando a manutenção do mercado nacional.

4ª Etapa da campanha de vacinação contra Peste Suína Clássica, Barra de Santo Antônio (AL). Fonte: ABCS, 2023. 

A 4ª etapa da campanha ocorreu do dia 15 de maio a 15 de julho de 2023, e teve como objetivo principal imunizar todos os suínos em Alagoas, visando erradicar a doença e resguardar a saúde dos animais. A Diretora Técnica da ABCS e coordenadora da campanha pelo setor privado, Charli Ludtke explica que esta etapa foi mais um importante passo para a suinocultura alagoana. “Aplicamos essa metodologia da vacinação massal no rebanho de Alagoas que é uma alternativa extremamente eficaz para erradicar a PSC do estado. Com mais essa etapa de vacinação concluída, estamos mais perto de erradicar a doença, que é um problema em toda Zona não Livre (ZnL).

A suinocultura é uma atividade estratégica para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas, ao investir nesse setor, estamos promovendo o crescimento econômico, gerando emprego e renda, além de fortalecer a agropecuária e garantir a segurança alimentar da população”, conclui.

Mapa gerado pelo programa Epicollect 5, adotado pelo SVO, que demonstra as regiões com alta concentração do rebanho de suínos imunizados contra a Peste Suína Clássica no estado de Alagoas (AL). Fonte: MAPA, 2023. 

Números e conquistas da campanha

 

Felipe Moreti, Médico Veterinário e produtor, Chã Preta (AL) / Foto: Eguti Comunica

Para Felipe Moreti,Médico Veterinário e produtor alagoano, com a vacinação dos suínos no estado, está ficando mais seguro produzir e comercializar os animais em Alagoas. “Estamos tendo maior tranquilidade em expandir as granjas e introduzir novos animais. Não temos visto novos casos de PSC no estado, mostrando que a campanha realmente está funcionando. Então os produtores ficam mais confiantes, por constatar uma grande mobilização atingindo todas as propriedades vizinhas e municípios ao redor”, finaliza.

A doença

A PSC é uma doença de notificação obrigatória, caracterizada por sua capacidade de disseminação e gravidade, apresentando alto grau de contágio entre os suínos, o que pode resultar em prejuízos significativos. Não há tratamento específico para a doença, sendo a vacinação do rebanho a melhor forma de prevenir e interromper a circulação do vírus. Essa campanha visa fortalecer a proteção e a saúde dos suínos em Alagoas, contribuindo para um cenário mais seguro para os produtores e o desenvolvimento da suinocultura local.

Agradecimentos e reconhecimentos

Esta ação é fruto de uma parceria público-privada que envolve diversas instituições do Setor Suinícola (MAPA, ABCS, ABPA, IICA e CNA), que uniram esforços junto a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas, e a ADEAL. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) agradece a todos os doadores de recursos financeiros para viabilizar a campanha gratuita, assim como reforça o trabalho dos vacinadores, Serviço Veterinário Oficial, Governo de Alagoas, produtores e demais envolvidos na campanha, cujo comprometimento e esforço foram essenciais para o êxito dessa ação conjunta. O sucesso da campanha de vacinação é fruto da cooperação e responsabilidade compartilhados, refletindo a importância do trabalho em equipe na defesa da saúde animal e no fortalecimento da suinocultura.

(Com ABCS)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas