Foto: Mapa

Brasil quer fortalecer parceria com instituição holandesa para projetos de desenvolvimento rural sustentável

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Mapa

O Brasil quer fortalecer parceria com instituição holandesa para projetos de desenvolvimento rural sustentável. O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, recebeu nesta quinta-feira (11), representantes da Fundação IDH, uma instituição holandesa que promove projetos de desenvolvimento rural sustentável e que atua no Brasil desde 2015 conectando produtores rurais, empresas, governos, comunidades locais, financiadores e investidores.

O CEO da IDH, Daan Wensing, e a diretora executiva da instituição, Daniela Mariuzzo, conversaram com o ministro sobre iniciativas em andamento no Brasil, com ações em diversas cadeias produtivas no Mato Grosso e Maranhão.

A ideia é aprofundar a parceria já existente e viabilizar financiamento e ações para a produção agrícola e pecuária sustentável em todo o país. Fávaro falou da importância do fortalecimento de linhas de crédito para a agricultura de baixo carbono e destacou como uma das prioridades do Mapa a formulação de políticas públicas que visam a produção sustentável alinhada à proteção ambiental.

Nesse sentido, o ministro lembrou que o Plano Safra (2023/2024) se baseia na agricultura de baixo carbono e vai beneficiar os produtores que aderirem a práticas sustentáveis com melhores condições de financiamento e concessão de bônus, entre outras formas de estímulo.

“Somos celeiro da produção de alimentos graças a nossa gente vocacionada que cuida da terra, temos tecnologia de última geração, máquinas, sementes, pesquisa aplicada, mas precisamos também preservar o meio ambiente. Por isso, vamos trabalhar por um Plano Safra comprometido com o meio ambiente e mudar a imagem dos nossos agricultores, incentivando a preservação”, disse Fávaro.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas