Foto: Assessoria

Tecnologia permite que suinocultores familiares permaneçam no campo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Assessoria

Uma nova geração de suinocultores familiares está surgindo graças à adoção de inovação e tecnologia nas pequenas e médias propriedades. O uso o Roboagro para alimentação dos suínos melhora a qualidade de vida dos produtores, que não precisam mais alimentar os animais manualmente ao longo do dia, e resolve o problema de escassez de mão de obra. Além disso, o robô eleva a produtividade e a rentabilidade desses suinocultores, favorecendo a permanência das famílias no campo.

Prova disso: Gerson Facin e Crislaine Poyer, que foram reconhecidos na Premiação Destaques da Suinocultura 2022, promovida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. Os suinocultores foram premiados porque  bateram recordes de produtividade e eficiência em seus lotes de suínos.

A família Facin, da Coolacer, recebeu o prêmio Produtor Destaque Suicooper III (crescimento e terminação). Eles administrar a propriedade em Ouro (SC) e participaram pela primeira vez da competição. Gerson conta que o reconhecimento é motivo de grande orgulho. “Nossa propriedade é pequena,  com mão de obra familiar. Mesmo com poucos animais, 600 em fase de terminação, buscamos produzir com qualidade e tornar a atividade mais rentável”.

Para Gerson, a utilização do Roboagro foi essencial para o resultado. “É um equipamento bastante preciso, de fácil configuração e isso possibilita no dia a dia o trato necessário aos animais, alcançando melhor ganho de peso, sem desperdícios. Além disso, trabalhamos somente em família, e o Roboagro facilita muito nosso trabalho.” Segundo dados da Coolacer, 27% dos seus cooperados já utilizam o robô no trato dos animais e há incentivos para novas adoções.

Além dos benefícios da tecnologia na produção, o robô permitiu que o casal permanecesse na propriedade da família e desse continuidade ao negócio. “O equipamento veio para facilitar nosso dia a dia e nos deu certeza de continuar na atividade”, conta Crislaine.

Giovani Molin, CEO da Roboagro, destaca ainda que as três cooperativas premiadas pela Aurora, Cooperativa Agroindustrial Alfa, Cooperativa Agropecuária Videirense  e Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis usam Roboagro em suas granjas. “Somente na Alfa, são 56 robôs em operação. São produtores familiares que estão prosperando em suas atividades”

O robô pode reduzir em 10% os custos com ração e tanto sua compra como as adequações da granja podem ser custeadas com linhas públicas de financiamento com pagamento parcelado em até 10 anos. “Mas é bom frisar que o robô se paga em um ano com a economia de custos gerada”, explica Molin.

O diretor vice-presidente de agronegócio da Aurora Coop, Marcos Zordan, destacou que é imprescindível o emprego da ciência no setor primário da economia – notadamente na agricultura e na pecuária intensiva – razão pela qual a Aurora Coop e suas cooperativas filiadas colocaram em prática uma consistente política de transferência de tecnologia.

Sobre a Roboagro

Empresa pioneira e líder na América Latina no desenvolvimento de robôs alimentadores de animais, localizada em Caxias do Sul (RS). Produz em sua fábrica o robô e seus implementos, garantido assistência técnica e suporte aos compradores.

Precursora da suinocultura de precisão no Brasil, já tem mais de mil robôs em operação nas principais regiões produtoras nacionais.

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias