Foto: Arquivo

Receita de exportação de carne suína atinge melhor marca da história

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Arquivo

A receita a partir da exportação de carne suína atngiu a melhor marca da história. Segundo dados da Secretária de Comércio Exterior (Secex), foram R$ 3,32 bilhões: 38% a mais que o mesmo período do ano passado.

Especificamente em março, a receita subiu expressivos 35,2% em relação a fevereiro e 38% no comparativo anual, a R$ 1,28 bilhão.

As exportações brasileiras de carne suína  no primeiro trimestre de 2023 registraram o melhor desempenho da história para o período.

De acordo com a Secex, de janeiro a março de 2023, foram escoadas 271,6 mil toneladas da carne, 6,4% abaixo do registrado no último trimestre de 2022 (de outubro a dezembro), mas 16,5% acima do observado nos três primeiros meses de 2022.

Em março, especificamente, foram embarcadas 105,8 mil toneladas de carne suína, significativo avanço mensal de 35,9% e 18% superior ao verificado no mesmo período do ano passado, também segundo a Secex. Este volume foi o mais elevado do ano, o que favoreceu o resultado histórico do trimestre.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os custos de produção em patamares elevados no mundo e os impactos de questões sanitárias em vários países produtores de carne suína têm impulsionado a demanda externa pela proteína nacional. Quanto aos destinos da carne suína brasileira, a China segue na liderança dentre os principais parceiros comerciais do Brasil, que também são da Ásia. De fevereiro para março, China e Hong Kong aumentaram as compras em 16% e 69%, respectivamente, enquanto as Filipinas dobraram as aquisições no período, com envios de 36,4 mil toneladas, 13,3 mil toneladas e 9,4 mil toneladas, na mesma ordem.

Com Cepea

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas