Trigo foi uma das culturas afetadas (Foto: Freepik)
AGRONEGÓCIO

Produção de trigo deve aumentar 32% no Paraná neste ano

Trigo foi uma das culturas afetadas (Foto: Freepik)
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A produção de trigo deve aumentar 32% neste ano, segundo boletim do Deral (Departamento de Economia de Rural), divulgado nesta semana.

Estima-se a produção de 4,48 milhões de toneladas de trigo no Paraná, 32% a mais do que na safra passada. Nesta semana, foi atualizada a projeção de área tritícola a ser semeada, confirmando a projeção de 1,36 milhão de hectares, dos quais 10% já foram semeados.

O agrônomo do Deral Carlos Hugo Godinho explica que, apesar da manutenção da área estadual com relação ao relatório do mês passado, foi observada uma pequena diminuição da intenção de plantio na região Sul, contrapondo a revisão da projeção de área verificada no Norte.

“Reajustes são normais no início do plantio, porém, esta divergência reforça a dificuldade de plantio de milho segunda safra em função do atraso na colheita da soja, especialmente na região Norte, forçando o produtor a optar pelo trigo”, diz.

Ao mesmo tempo, alguns agricultores ainda não adquiriram insumos, produtores estes concentrados no Sul do Estado. Essa diminuição explica-se pelos preços do cereal, pois a saca de trigo voltou a registrar queda nesta semana, sendo cotada a R$ 74,00, um recuo de 4% desde a última quarta-feira (19).

Com AEN

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)